NP D NP Diário #33 | 13/07/2022 | O Plano de reestruturação de dividas | Nómada Português poderá transformar-se em Carlos Pinhal

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #33 | 13/07/2022 | O Plano de reestruturação de dividas | Nómada Português poderá transformar-se em Carlos Pinhal

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
13/07/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
Escrevo este diário a 13 de julho de 2022, no quarto onde costumo dormir com uma pessoa. Eu não tenho o hábito de identificar pessoas anonimas porque quero respeitar a sua privacidade e também porque muitas delas não sabem que estão a ser mencionadas nos NP Diários. Esta pessoa, á qual me refiro, tenho uma relação amorosa com ela já á bastante tempo.

A nossa relação nunca foi uma relação propriamente normal, precisamente por minha causa. Eu sou uma pessoa diferente das demais e a somar a esta diferença existe o meu estatuto social de pobreza extrema, que só não a vivencio na prática, precisamente por causa da tal pessoa.

Durante estes anos tenho sido cobarde e tenho aceitado determinadas situações por medo de enfrentar a realidade do meu estatuto social. Estas ações e situações por um lado impedem-me de passar fome e viver na rua, mas por outro estão-me a hipotecar o meu futuro e o meu psicológico. Mais tarde ou mais cedo eu irei viver para a rua. É importante que seja mais cedo, para que possa ter físico e psicológico para enfrentar realidade de viver na rua porque é uma realidade bastante difícil.

Só na rua terei ou conseguirei a independência e tempo necessários para poder começar a estudar as áreas que gosto. É importante, também, deixar registado os meus pensamentos sobre as sociedades modernas como já afirmei diversas vezes aqui no Nómada Português.

Comecei este projeto do Nómada Português pelo "telhado". Isso tem resultado em constantes momentos de desmotivação que fazem com que desista e seguir com o que tenho definido para ser feito. Ao longo destes anos, tenho descido este "edifício" e hoje acredito que estou próximo ao "res-do-chão". Estar num ambiente em que existe conforto não me beneficia porque é algo extra que tenho de lutar. Deixei-me entrar numa espiral depressiva, que acredito, já venha muito de trás. Por toda a minha educação e juventude sempre tive pouca autoestima e uma pessoa como eu que tem um pensar completamente diferente, não pode, de forma nenhuma ter pouca ou nenhuma autoestima. Nós precisamos de acreditar em nós e estar preparados para a solidão e para a critica e mesmo assim continuar o caminho que temos que fazer.

Esta falta de autoestima fez-me tentar seguir o padrão, fez-me tentar seguir a normalidade, fez-me seguir a limitação. Eu não sou padrão, eu não sou normal e eu não sou limitado e não me posso comportar como tal. Tentar seguir estes caminhos que são incompatíveis comigo, levou-me ao estado depressivo que me encontro.

Contudo, existe um ditado "Há males que vêm por bem". Acredito que esta depressão veio para que possa ver claramente o que sou e de agora a diante seguir o caminho que deus destinou para mim. Este caminho é o caminho que eu quero e que me sinto feliz. Eu acredito que deus quer que nós sejamos felizes e livres.

Esta visão 360º dos problemas que me afetam, faz-me ver detalhes que antes não ligava como por exemplo ter disciplina horária. Manter um horário diurno, no meu caso, é bastante difícil porque sou uma pessoa noturna. Uma pessoa da minha classe social não se pode dar ao "luxo" de ser noturna.

Neste sentido adicionamos mais uma disciplina ás três que vos tenho falado, a disciplina horária. Para sair desta situação de depressão é importantíssimo dominar estas quatro disciplinas, a disciplina alimentar, a disciplina financeira, a disciplina física e agora a disciplina horária.

Tenho falhado em todas. A disciplina que é importante dominar primeiro é a disciplina horária. Com essa dominada, posso começar a organizar uma rotina para cumprir as outras disciplinas.

Ter uma rotina que cumpra todas estas disciplinas diárias é extremamente importante. Conseguir cumprir com todas as disciplinas vai-me começar a levantar o animo, confiança e moral que serão determinantes para sair desta situação depressiva e de ansiedade.

Como referi neste np diário, tenho me dado conta de pequenos pormenores que interferem muito no meu avanço e que contribuem para que não consiga ter disciplina nas categorias que acabei de referir. Um destes pormenores é a minha questão das dividas.

Tenho adiado por bastante tempo uma resolução definitiva para este problema. Tenho me escondido e isso não me ajuda porque vem-me á cabeça essa questão das dividas o que me afeta bastante por me sentir limitado e injustiçado. É preciso resolver a questão das dividas já e para isso existe duas opções:
1º Os credores aceitarem o acordo, retomar o pagamento de um valor mensal e fechar a empresa; ou
2º Os credores não aceitarem e eu declarar unilateralmente a minha insolvência financeira;
Qualquer uma terá implicações no meu modo de vida no futuro e até poderá ter implicações aqui no Nómada Português.

É por isso que é importante clarificar qual caminho terá que ser seguido. Deste modo a minha prioridade tem sido a elaboração do documento que terá uma proposta que irá ao encontro da referida primeira opção. Todo o meu foco nestes últimos dias tem sido na redação desse documento, que em princípio, poderá ser exposto aqui no Nómada Português.

A minha expectativa é finalizar esse documento no máximo até meados de Agosto do ano de 2022, para ser enviado no inicio de Setembro para que em Novembro saiba que caminho terei que seguir.

Se os credores não aceitarem o que é possível ser feito neste momento e insistirem no que chamo de "negocio do incumprimento", só me resta entregar o veículo que tenho na minha posse e, como referi, declarar unilateralmente a minha falência e da minha empresa. Esta segunda opção será bastante penosa e limitativa para mim porque terei ainda mais dificuldades no acesso ao emprego, habitação, propriedades e uma serie de serviços que dependem do acesso do que acabei de referir.

Tudo será registado no Nómada Português, Nómada Português que, se seguir esta segunda opção da insolvência, poderá ter que mudar de nome para Carlos Pinhal. A razão explica-se com o facto que o Nómada Português não ser uma marca registada e se a registar em meu nome e a marca se tornar lucrativa de algum modo, os meus credores poderão no limite me impedir de usar a marca que eu criei e tomar, para eles, tudo o que tenha haver com a marca Nómada Português. Se utilizar o meu nome, Carlos Pinhal, ninguém me poderá impedir de utilizar o meu próprio nome nem podem tomar algo que está associado ao meu nome e a mim próprio. É importante referir ainda que não existe previsão que o Nómada Português vá dar retorno financeiro por tanto não tenho pretensões de gastar o pouquíssimo dinheiro que tenho no registo da marca. Esta situação poderá abrir uma janela de oportunidade para alguém "chico esperto", que se adianta, regista a marca e depois através disso pode me exigir dinheiro para que eu continue a utilizar a marca ou impede-me de utilizar a marca. Mais uma vez, se o projeto tiver o meu nome, ninguém me pode impedir de utilizar o meu próprio nome.

Todas estas questão são importantes de serem decididas e tudo esta dependente das opções que referi lá atrás. Neste sentido, vou dedicar toda a minha atenção para finalizar o plano de reestruturação de dividas até meados de Agosto de 2022. Se conseguir cumprir este objetivo, irei repetir a minha peregrinação de Coimbra a Fátima em Outubro de 2022, independente da decisão dos credores.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo