NP D NP Diário #31 | 07/07/2022 | O objetivo neste momento é organizar o fórum do Nómada Português

NP Diáio

carlos_pinhal

Filósofo
Staff member
NP Diário #31 | 07/07/2022 | O objetivo neste momento é organizar o fórum do Nómada Português

▀▄▀▄ Data deste diário ▄▀▄▀
07/07/2022

▀▄▀▄ Texto ▄▀▄▀
7 de julho de 2022, estou a escrever este diário na biblioteca municipal de Vila Real. São 17:01. É uma biblioteca agradável de se estar e não costuma estar muito cheia de pessoas. Tem ar condicionado ligado, o que é bastante agradável levando em conta o calor que tem estado.

Após ter regulado o meu horário, de forma a ficar acordado entre o período das 7 até ás 21 ou 22h no máximo, a minha rotina deveria ser ir para a biblioteca municipal para organizar tudo o que tem que ver com o fórum do nómada português. Como já referi, é importante ter um local organizado de forma a poder, também de forma organizada, e ir inserindo e registando o que vou fazendo no meu dia a dia, através do modo mendigo do Nómada Português. É importante preparar o fórum para que depois possa, estando a viver na rua, fazer um plano de restruturação das minhas dividas, que será enviado aos meus credores. Sei bem que esse plano será ignorado ou recusado pelos credores porque esse plano não contribui para o que eu chamo de "negocio do incumprimento". Eu como cidadão e como vítima de roubo, burla e agiotagem fiz o que podia para minimizar um problema que não fui eu que causei.
Ter o fórum e o nómada português organizado é importante, porque quero registar o que acabei de escrever, como também outras situações que irão ocorrer na minha vida. É importante criar uma base e bastante conteúdo agora que tenho alguns meios para o fazer. Não sei se no futuro irei ficar sem meios para poder atualizar o fórum e o nómada português com tanta frequência. Torna-se por isso importante o modo mendigo ter temáticas que seja só escrita, como este NP Diário ou o NP Tweet, ou só áudio, como o NP Opinião. Ainda que o NP Opinião possa ser de vídeo também.

Existe todo um trabalho de escrita que tem de ser feito antes de começar ou retomar as viagens do Nómada Português. É importante clarificar bem o que é e representa o Nómada Português. Todo este processo esta inserido numa rotina que tem que ser continua. Toda esta escrita e produção me irá dar animo e motivação para fazer o que tenho de fazer depois. Todo este "background" dar-me-á suporte e uma certa proteção para o que vou fazer, mesmo que não tenha seguidores ou pessoas que apoiem o que faço. O Nómada Português tem de ser feito em consciência e não conforme a popularidade.

Fazer tudo isto, dado a minha situação psicológica e financeira é algo enorme. É um desafio que poucos são capazes, porque o mais complicado de manter é a sanidade mental. O mais complicado é seguir com as nossas convicções quando vivemos numa sociedade em que é mais bonificado o irresponsável, o violento, o mau que o que tenta fazer o bem e seguir o bem. O ser humano segue o que é mais valorizado pelo alheio e não o que é certo de ser feito e seguido. Mesmo sabendo de tudo isto, é difícil para mim, sozinho, manter o foco e a rota que tenho de seguir. Na verdade, não tenho outra escolha, porque o que me mantem vivo é seguir precisamente esse caminho certo do bem. O dia em que deixar de ser bom, perderei os motivos para viver. Nesse dia o sistema que me oprime ganhou. O sistema tem feito de tudo para que eu saia da rota que é certa para cometer crimes ou fazer mal contra terceiros. Desse forma o sistema terá motivos validos para me aprisionar a pretexto de proteger os demais cidadãos.

Como referi, tenho de fazer o bem por uma questão de consciência. Todas as vantagens que vierem por fazer o bem, são assessorias. Tenho que me mentalizar que a morte, através do suicídio, é mais humano que fazer mal a terceiros. Ainda que esses terceiros que quero o bem e proteger me façam mal a mim. Mas o suicídio não pode ser opção porque a minha vida não me pertence. Até que deus decida quando devo deixar de respirar cabe-me a mim lutar pela minha vida e seguir o caminho certo. Seguir o caminho do bem e manter longe o odio, inveja, raiva, cobiça. Na sociedade em que vivemos é cada vez mais difícil. Para conseguirmos manter longe esses sentimentos que nos destroem a alma, é importante muitas vezes nos isolarmos. É importante que nos possamos refugiar em locais positivos, como por exemplo o Nómada Português. Locais que falam a verdade, que levantam questões pertinentes no que diz respeito ao bem comum de todos os cidadãos. É por isso que é importante o fórum do Nomada Português. Durante as minhas viagens, irei precisar de um refúgio, ainda que seja um refúgio que ninguém frequenta ou valoriza.

Se olharmos para comunicação social e redes sociais verificamos que são antros de manipulação, fomento do odio, raiva, inveja ou cobiça. São muitas as vezes que preciso de me desligar desses locais porque a dado momento começo a me sentir infetado por sentimentos maus e ruins. Esqueço-me do que é os pontos principais para valorizar detalhes que não levam a lado nenhum.

Conseguir seguir este caminho certo, com todos os meios já não é fácil. Fica ainda mais difícil quando não conseguimos fazer o que temos que fazer. No meu caso, manter-me ativo durante o referido horário diurno das 7 até ás 21. Viver num quarto com outra pessoa com horários rotativos torna este objetivo complicado. O ideal para mim é acordar pelas 5 ou 6 da manha, tomar café e fazer a minha rotina diária para depois dormir ás 21. Se acordo nesse horário não tenho liberdade para fazer o café e outras situações, porque ela esta a dormir o que faz com que fique na cama e acabe adormecendo. Quando me deito pelas 21 horas, ela esta la no quarto e fica a fazer as coisas delas que produzem ruido e luz o que faz com que não consiga dormir o que resulta que durmo quando ela dorme, para lá da maia noite. É assim que começo a puxar o meu horário para a "frente" até que a dado momento já estou a dormir pelas 4 da manha até ás 12.

Quando o horário fica desregulado e não faço o que deveria fazer, esta situação afeta-me psicologicamente. Fico desmotivado e ainda mais para baixo porque sei que assim não vou conseguir atingir os objetivos que me havia proposto. Sei que dessa forma nunca conseguirei sair desta depressão e voltar a ganhar animo e felicidade.

Não posso continuar nesta indefinição. Por um lado, eu não posso impor a minha rotina porque eu não estou a pagar nada, mas por outro também não posso continuar assim. A única solução é me preparar para o pior cenário, como já referi em NP Diarios anteriores. Se eu incomodar a pessoa ao acordar cedo, ou se a pessoa necessitar fazer barulho e não me deixar dormir ás 21 horas, tenho de sair e ir dormir para a rua. O problema desta atitude é que ela pode não gostar e como represália pode me pedir que devolva o cartão multibanco e a internet, situação que já fez numa das situações em que me impus. Obviamente se isso acontecer, tenho que lhe devolver estas duas situações, visto que são dela. No entanto, se isso ocorrer não tenho mais nada a fazer aqui em Vila Real. Não posso estar a viver na rua, sem dinheiro e sem nada e ao mesmo tempo ter que estar escondido e anulado pessoalmente por alguém que não me fornece nenhum suporte.

Tenho de me preparar para esta realidade. Não posso continuar esta indefinição. Se a situação chegar a esse extremo é porque assim deus quer e só me cabe a mim aceitar. É da forma que terei de assimilar tudo o que tem demorado tempo, de um momento para o outro.

Hoje irei levantar 30€ para ter um fundo de maneio para essa situação. Se for viver para a rua de um momento para o outro, irei ter que chegar a lisboa através de boleia, e estes 30 euros serão para comida. Será importante perder a vergonha e pedir alimento. Sempre é alguns euros que se irá poupar.

Perante esta possibilidade real, torna-se importante um espaço virtual para alojar tudo o que diz respeito ao Nomada Português, e é neste aspeto que o fórum se torna extremamente importante.



Este tópico foi criado/atualizado a:


 
Última edição:
Voltar
Topo