RSS Cientifico geral Modelo teórico-conceptual exploratório para implementação de veículos elétricos: estudo de caso do exército português

  • Criador do tópico RCAAP Rss Feeder
  • Start date

↗️ Plataformas de hospedagem de Conteúdo(audio, video..etc) do Pinhalismo(Carlos Pinhal)

Redes Socias do Pinhalismo: Canal Telegram Grupo Telegram(NFP Social)

Hospedagem de Videos: Canal do Youtube Dailymotion Rumble Odysee
Hospedagem Multi Média(video, audio, imagem...etc): Internet Archive
R

RCAAP Rss Feeder

Guest
Breve resumo:
A presente investigação, subordinada ao tema, “Modelo Teórico-Conceptual Exploratório para a Implementação de Veículos Elétricos. Estudo de Caso do Exército Português”, tem como finalidade apresentar um modelo teórico-conceptual para a implementação de veículos elétricos, alicerçado na literatura existente e na construção de um modelo teórico-conceptual reformulado depois da sua validação empírica. A metodologia empregue nesta investigação tem por base uma metodologia qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. Este relatório contempla três fontes de recolha de dados que se corroboram entre si: a primeira, contemplou dezanove entrevistas semiestruturadas; a segunda, uma observação direta através de notas de campo; e a terceira, análise de documentação oficial da unidade de análise. O trabalho de campo ocorreu durante um mês no Regimento de Transportes e na Direção de Material e Transportes, em Lisboa. Nos resultados, verificámos que esta investigação contribui com um modelo teórico-conceptual e a sua validação empírica, através de um modelo reformulado. Eventualmente, este modelo reformulado, apresenta contributos que serão úteis para novos modelos de implementação de veículos elétricos em organizações idênticas. Tais como: a intenção superior, a autonomia, as infraestruturas de carregamento, a manutenção, a viabilidade económica, o ambiente e o impacto social. Nesta esteira, observámos a ausência de estratégias de implementação de veículos elétricos; a viabilidade de autonomia às curtas distâncias; a viabilidade de implementação de pontos de carregamento elétricos no Regimento de Transportes; a necessidade de formação para efeitos de manutenção; a recuperação das baterias em fim de vida; o elevado custo inicial das viaturas elétricas; os elevados custos suportados pelo Exército em manutenção e combustível; os proveitos financeiros; o impacto ambiental; e a imagem do Exército. Assim, esta investigação veio preencher uma lacuna que existia na literatura, uma vez que, pelo que temos conhecimento, é a primeira vez que se desenvolve um modelo de implementação de veículos elétricos integrado, no Exército Português, verificado empiricamente e com perspetivas de generalização teórica.​



Info Adicional:
A presente investigação, subordinada ao tema, “Modelo Teórico-Conceptual Exploratório para a Implementação de Veículos Elétricos. Estudo de Caso do Exército Português”, tem como finalidade apresentar um modelo teórico-conceptual para a implementação de veículos elétricos, alicerçado na literatura existente e na construção de um modelo teórico-conceptual reformulado depois da sua validação empírica. A metodologia empregue nesta investigação tem por base uma metodologia qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. Este relatório contempla três fontes de recolha de dados que se corroboram entre si: a primeira, contemplou dezanove entrevistas semiestruturadas; a segunda, uma observação direta através de notas de campo; e a terceira, análise de documentação oficial da unidade de análise. O trabalho de campo ocorreu durante um mês no Regimento de Transportes e na Direção de Material e Transportes, em Lisboa. Nos resultados, verificámos que esta investigação contribui com um modelo teórico-conceptual e a sua validação empírica, através de um modelo reformulado. Eventualmente, este modelo reformulado, apresenta contributos que serão úteis para novos modelos de implementação de veículos elétricos em organizações idênticas. Tais como: a intenção superior, a autonomia, as infraestruturas de carregamento, a manutenção, a viabilidade económica, o ambiente e o impacto social. Nesta esteira, observámos a ausência de estratégias de implementação de veículos elétricos; a viabilidade de autonomia às curtas distâncias; a viabilidade de implementação de pontos de carregamento elétricos no Regimento de Transportes; a necessidade de formação para efeitos de manutenção; a recuperação das baterias em fim de vida; o elevado custo inicial das viaturas elétricas; os elevados custos suportados pelo Exército em manutenção e combustível; os proveitos financeiros; o impacto ambiental; e a imagem do Exército. Assim, esta investigação veio preencher uma lacuna que existia na literatura, uma vez que, pelo que temos conhecimento, é a primeira vez que se desenvolve um modelo de implementação de veículos elétricos integrado, no Exército Português, verificado empiricamente e com perspetivas de generalização teórica.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo