RSS Cientifico geral Manipulação experimental de estratégias de processamento pós-evento em indivíduos com sintomas de ansiedade social

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Breve resumo:
O processamento pós-evento (PEP) é um processo ruminativo, persistente e centrado nos aspetos negativos de uma interação social prévia. É considerado um dos fatores de manutenção da perturbação de ansiedade social (PAS) pelo que a intervenção terapêutica sobre o mesmo pode contribuir para a redução da PAS. As evidências empíricas acerca das técnicas e estratégias mais eficazes para a redução do PEP são ainda escassas. Objetivo: O presente estudo pretendeu comparar experimentalmente o efeito da utilização de três tipos de estratégias cognitivas [focalização do pensamento em aspetos positivos (FP) negativos (FN) e de distração (D) durante um episódio de PEP induzido em laboratório] nas memórias negativas dos participantes e na redução da duração do PEP. Método: Participantes (n=30) com elevada ansiedade social (AS) completaram uma tarefa de discurso em laboratório, após a sua atribuição aleatória às condições experimentais, foram avaliados os níveis de ansiedade, PEP, pensamentos negativos e humor, finalmente foi-lhes solicitado que registassem durante os cinco dias seguintes os níveis diários de PEP experimentados. Resultados: a focalização nos aspetos negativos do discurso resultou na evocação de mais memórias positivas, calmas e orgulhosas produzindo menos pensamentos negativos. Apenas se verificou uma redução dos níveis de PEP em FP e na distração. Nos cinco dias após a experiência observou-se uma ligeira eficácia da FP na redução da duração do PEP, em comparação com a distração e FN. Conclusões: Este estudo acrescenta um contributo no desenvolvimento de técnicas que reduzam o PEP, a distração dirigida parece ser mais eficaz na redução a curto-termo do deste processo.​



Info Adicional:
O processamento pós-evento (PEP) é um processo ruminativo, persistente e centrado nos aspetos negativos de uma interação social prévia. É considerado um dos fatores de manutenção da perturbação de ansiedade social (PAS) pelo que a intervenção terapêutica sobre o mesmo pode contribuir para a redução da PAS. As evidências empíricas acerca das técnicas e estratégias mais eficazes para a redução do PEP são ainda escassas. Objetivo: O presente estudo pretendeu comparar experimentalmente o efeito da utilização de três tipos de estratégias cognitivas [focalização do pensamento em aspetos positivos (FP) negativos (FN) e de distração (D) durante um episódio de PEP induzido em laboratório] nas memórias negativas dos participantes e na redução da duração do PEP. Método: Participantes (n=30) com elevada ansiedade social (AS) completaram uma tarefa de discurso em laboratório, após a sua atribuição aleatória às condições experimentais, foram avaliados os níveis de ansiedade, PEP, pensamentos negativos e humor, finalmente foi-lhes solicitado que registassem durante os cinco dias seguintes os níveis diários de PEP experimentados. Resultados: a focalização nos aspetos negativos do discurso resultou na evocação de mais memórias positivas, calmas e orgulhosas produzindo menos pensamentos negativos. Apenas se verificou uma redução dos níveis de PEP em FP e na distração. Nos cinco dias após a experiência observou-se uma ligeira eficácia da FP na redução da duração do PEP, em comparação com a distração e FN. Conclusões: Este estudo acrescenta um contributo no desenvolvimento de técnicas que reduzam o PEP, a distração dirigida parece ser mais eficaz na redução a curto-termo do deste processo.



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