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Repositório Aberto da Universidade do Porto
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Title: Long-term implementation of sport education and step-game approach: The development of students' Volleyball competence and student-coaches' instructional skills
Abstract: The present dissertation aimed to analyze the effectiveness of the combined
used of Sport Education and Step-Game-Approach models beyond a single
season experience on students' learning and student-coaches' instructional
evolution. In particular, a systematic observation of students' game play
performance through the use of the Game Performance Assessment Instrument
was applied, in order to analyse students' game play improvements throughout
the application of three hybrid Sport Education-Step-Game-Approach Volleyball
units. Video observations, field notes and students' interviews were used to
scrutinized student-coaches' instructional difficulties within peer-assisted tasks,
and to evaluate the impact of specific protocols of student-coaches' instructional
preparation throughout the three seasons. Results revealed that all participants,
regardless of their sex and skill-level, improved from their first experience with
both models at the seventh-grade through the end of the ninth-grade season.
Students became progressively familiarized with Sport Education organizational
features throughout the three seasons, spent less time on those tasks and,
consequently, spent more time on learning tasks. The application of the
protocols for student-coaches' preparation during the second and third seasons
showed also to be effective for their instructional evolution. In particular, during
the first season student-coaches showed the inability to organize the tasks with
their teammates, to identify performance errors and provide feedback to them,
as well as, to modify the tasks whenever that was necessary. By the use of a
number of pedagogical strategies during the protocols, these instructional
difficulties were solved, which allowed a gradual release of instruction from the
teacher to the student-coaches.
Description: A presente dissertação teve como propósito central examinar a aprendizagem
dos alunos e a evolução instrucional dos estudantes-treinadores durante a
participação em três unidades híbridas do Modelo de Educação Desportiva e
do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. Recorreu-se à observação
sistemática com utilização do Game Performance Assessment Instrument para
analisar a evolução do desempenho dos alunos na modalidade de Voleibol ao
longo de três unidades. Para além disso, a evolução instrucional dos
estudantes-treinadores foi analisada através da observação das aulas, notas
de campo e entrevistas aos alunos. Os resultados sugerem que a aplicação
híbrida dos dois modelos instrucionais se revelou profícua, não só para a
evolução dos alunos na modalidade de Voleibol, independentemente do seu
sexo e nível de habilidade, como também para a melhoria instrucional dos
estudantes-treinadores. Em particular, a aplicação de mais do que uma
unidade consecutiva no tempo permitiu que os estudantes se familiarizassem
de forma progressiva com a organização da aula, reduzindo o tempo
despendido em tarefas de gestão da aula, dedicando mais tempo às tarefas de
ensino. O Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo mostrou-se ainda curial
para estas melhorias, ao fornecer uma estrutura didática para o ensino do
Voleibol. Os protocolos de preparação aplicados permitiram a evolução na
capacidade instrucional dos estudantes-treinadores. Mais especificamente, na
primeira unidade os estudantes-treinadores revelaram dificuldades na
apresentação e modificação das tarefas, bem como no diagnóstico do erro e
emissão de feedback apropriado. Após a aplicação de dois protocolos de
preparação destes alunos, estas dificuldades iniciais foram ultrapassadas, o
que permitiu uma gradual transferência de responsabilidade do professor para
os estudantes-treinadores.
PALAVRAS-CHAVE: APRENDIZAGEM, ESTUDO LONGITUDINAL, MODELO
DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO, MODELO DE EDUCAÇÃO
DESPORTIVA, VOLEIBOL.
Abstract: The present dissertation aimed to analyze the effectiveness of the combined
used of Sport Education and Step-Game-Approach models beyond a single
season experience on students' learning and student-coaches' instructional
evolution. In particular, a systematic observation of students' game play
performance through the use of the Game Performance Assessment Instrument
was applied, in order to analyse students' game play improvements throughout
the application of three hybrid Sport Education-Step-Game-Approach Volleyball
units. Video observations, field notes and students' interviews were used to
scrutinized student-coaches' instructional difficulties within peer-assisted tasks,
and to evaluate the impact of specific protocols of student-coaches' instructional
preparation throughout the three seasons. Results revealed that all participants,
regardless of their sex and skill-level, improved from their first experience with
both models at the seventh-grade through the end of the ninth-grade season.
Students became progressively familiarized with Sport Education organizational
features throughout the three seasons, spent less time on those tasks and,
consequently, spent more time on learning tasks. The application of the
protocols for student-coaches' preparation during the second and third seasons
showed also to be effective for their instructional evolution. In particular, during
the first season student-coaches showed the inability to organize the tasks with
their teammates, to identify performance errors and provide feedback to them,
as well as, to modify the tasks whenever that was necessary. By the use of a
number of pedagogical strategies during the protocols, these instructional
difficulties were solved, which allowed a gradual release of instruction from the
teacher to the student-coaches.
Description: A presente dissertação teve como propósito central examinar a aprendizagem
dos alunos e a evolução instrucional dos estudantes-treinadores durante a
participação em três unidades híbridas do Modelo de Educação Desportiva e
do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. Recorreu-se à observação
sistemática com utilização do Game Performance Assessment Instrument para
analisar a evolução do desempenho dos alunos na modalidade de Voleibol ao
longo de três unidades. Para além disso, a evolução instrucional dos
estudantes-treinadores foi analisada através da observação das aulas, notas
de campo e entrevistas aos alunos. Os resultados sugerem que a aplicação
híbrida dos dois modelos instrucionais se revelou profícua, não só para a
evolução dos alunos na modalidade de Voleibol, independentemente do seu
sexo e nível de habilidade, como também para a melhoria instrucional dos
estudantes-treinadores. Em particular, a aplicação de mais do que uma
unidade consecutiva no tempo permitiu que os estudantes se familiarizassem
de forma progressiva com a organização da aula, reduzindo o tempo
despendido em tarefas de gestão da aula, dedicando mais tempo às tarefas de
ensino. O Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo mostrou-se ainda curial
para estas melhorias, ao fornecer uma estrutura didática para o ensino do
Voleibol. Os protocolos de preparação aplicados permitiram a evolução na
capacidade instrucional dos estudantes-treinadores. Mais especificamente, na
primeira unidade os estudantes-treinadores revelaram dificuldades na
apresentação e modificação das tarefas, bem como no diagnóstico do erro e
emissão de feedback apropriado. Após a aplicação de dois protocolos de
preparação destes alunos, estas dificuldades iniciais foram ultrapassadas, o
que permitiu uma gradual transferência de responsabilidade do professor para
os estudantes-treinadores.
PALAVRAS-CHAVE: APRENDIZAGEM, ESTUDO LONGITUDINAL, MODELO
DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO, MODELO DE EDUCAÇÃO
DESPORTIVA, VOLEIBOL.
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Title: Long-term implementation of sport education and step-game approach: The development of students' Volleyball competence and student-coaches' instructional skills Abstract: The present dissertation aimed to analyze the effectiveness of the combined used of Sport Education and Step-Game-Approach models beyond a single season experience on students' learning and student-coaches' instructional evolution. In particular, a systematic observation of students' game play performance through the use of the Game Performance Assessment Instrument was applied, in order to analyse students' game play improvements throughout the application of three hybrid Sport Education-Step-Game-Approach Volleyball units. Video observations, field notes and students' interviews were used to scrutinized student-coaches' instructional difficulties within peer-assisted tasks, and to evaluate the impact of specific protocols of student-coaches' instructional preparation throughout the three seasons. Results revealed that all participants, regardless of their sex and skill-level, improved from their first experience with both models at the seventh-grade through the end of the ninth-grade season. Students became progressively familiarized with Sport Education organizational features throughout the three seasons, spent less time on those tasks and, consequently, spent more time on learning tasks. The application of the protocols for student-coaches' preparation during the second and third seasons showed also to be effective for their instructional evolution. In particular, during the first season student-coaches showed the inability to organize the tasks with their teammates, to identify performance errors and provide feedback to them, as well as, to modify the tasks whenever that was necessary. By the use of a number of pedagogical strategies during the protocols, these instructional difficulties were solved, which allowed a gradual release of instruction from the teacher to the student-coaches. Description: A presente dissertação teve como propósito central examinar a aprendizagem dos alunos e a evolução instrucional dos estudantes-treinadores durante a participação em três unidades híbridas do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. Recorreu-se à observação sistemática com utilização do Game Performance Assessment Instrument para analisar a evolução do desempenho dos alunos na modalidade de Voleibol ao longo de três unidades. Para além disso, a evolução instrucional dos estudantes-treinadores foi analisada através da observação das aulas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os resultados sugerem que a aplicação híbrida dos dois modelos instrucionais se revelou profícua, não só para a evolução dos alunos na modalidade de Voleibol, independentemente do seu sexo e nível de habilidade, como também para a melhoria instrucional dos estudantes-treinadores. Em particular, a aplicação de mais do que uma unidade consecutiva no tempo permitiu que os estudantes se familiarizassem de forma progressiva com a organização da aula, reduzindo o tempo despendido em tarefas de gestão da aula, dedicando mais tempo às tarefas de ensino. O Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo mostrou-se ainda curial para estas melhorias, ao fornecer uma estrutura didática para o ensino do Voleibol. Os protocolos de preparação aplicados permitiram a evolução na capacidade instrucional dos estudantes-treinadores. Mais especificamente, na primeira unidade os estudantes-treinadores revelaram dificuldades na apresentação e modificação das tarefas, bem como no diagnóstico do erro e emissão de feedback apropriado. Após a aplicação de dois protocolos de preparação destes alunos, estas dificuldades iniciais foram ultrapassadas, o que permitiu uma gradual transferência de responsabilidade do professor para os estudantes-treinadores. PALAVRAS-CHAVE: APRENDIZAGEM, ESTUDO LONGITUDINAL, MODELO DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO, MODELO DE EDUCAÇÃO DESPORTIVA, VOLEIBOL.
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