RSS Poli. Tec. Viseu Literacia em saúde nos estudantes do ensino superior: estudo exploratório

  • Criador do tópico Repositório Científico do Instituto Politécnico
  • Start date
R

Repositório Científico do Instituto Politécnico

Guest
Breve resumo:
Título: Literacia em saúde nos estudantes do ensino superior: estudo exploratório
Autor: Campos, Sofia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Nelas, Paula
Resumo: Introdução: A literacia em saúde é definida como a capacidade de obter, ler, compreender e utilizar a informação no âmbito da saúde,
que possibilite tomar decisões no decurso da vida, importante determinante social para a equidade em saúde.
Objetivo: Identificar os níveis de literacia nos domínios, da sexualidade e comportamentos aditivos (tabaco e álcool) dos estudantes do
ensino superior
Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo com uma amostra de 924 estudantes do Ensino Superior Politécnico.
Resultados: Os estudantes apresentavam uma média de idades de 22 anos, 79,8% eram do sexo feminino, 89,5 % eram solteiros e 96,0%
de nacionalidade portuguesa. Da amostra, 76,9% frequentavam a licenciatura, 58% estavam deslocados da sua residência habitual. Em
relação aos consumos, 74,7% nunca fumou. Sobre o consumo de álcool, 73, 9% consumiu ou consome. Sobre o impacto da utilização do
computador/Internet na saúde e bem-estar, 51,9% referiu algumas vezes, e 11,3% muitas vezes. 92,7% afirmou que utiliza a contraceção.
Conclusão: Os resultados obtidos permitem um diagnóstico de necessidades de formação dos estudantes no âmbito da sexualidade e
comportamentos aditivos, bem como elaborar um Manual de apoio que será disponibilizado em acesso aberto. Espera-se contribuir
para melhorar os níveis de literacia em saúde, disseminando materiais que possam ser usados para capacitar e empoderar os estudantes
para tomadas de decisão e comportamentos promotores da sua saúde.; Introduction: Health literacy is defined as the ability to obtain, read, understand and use health information to make informed decisions
throughout life, an important social determinant of health equity.
Objective: To identify the levels of literacy in the domains of sexuality and addictive behaviors (tobacco and alcohol) among students in
higher education.
Methods: We developed a quantitative, cross-sectional and descriptive study with a sample of 924 Polytechnic Higher Education
students.
Results: The students had a mean age of 22 years, 79.8% were female, 89.5% were single and 96.0% were of Portuguese nationality. Of
the sample, 76.9% were undergraduate students and 58% were away from their usual residence. Regarding consumption, 74.7% had
never smoked. Regarding alcohol consumption, 73.9% had consumed or consume alcohol. About the impact of computer/Internet use
on health and well-being, 51.9% reported it sometimes, and 11.3% often. 92.7% stated that they use contraception.
Conclusion: The results obtained allow a diagnosis of the training needs of students in the area of sexuality and addictive behaviors, as
well as the preparation of a support manual to be made available in open access. It is expected to contribute to improving the levels of
health literacy, disseminating materials that can be used to enable and empower students to make decisions and promote healthpromoting behaviors.​



Info Adicional:
Título: Literacia em saúde nos estudantes do ensino superior: estudo exploratório Autor: Campos, Sofia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Nelas, Paula Resumo: Introdução: A literacia em saúde é definida como a capacidade de obter, ler, compreender e utilizar a informação no âmbito da saúde, que possibilite tomar decisões no decurso da vida, importante determinante social para a equidade em saúde. Objetivo: Identificar os níveis de literacia nos domínios, da sexualidade e comportamentos aditivos (tabaco e álcool) dos estudantes do ensino superior Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo com uma amostra de 924 estudantes do Ensino Superior Politécnico. Resultados: Os estudantes apresentavam uma média de idades de 22 anos, 79,8% eram do sexo feminino, 89,5 % eram solteiros e 96,0% de nacionalidade portuguesa. Da amostra, 76,9% frequentavam a licenciatura, 58% estavam deslocados da sua residência habitual. Em relação aos consumos, 74,7% nunca fumou. Sobre o consumo de álcool, 73, 9% consumiu ou consome. Sobre o impacto da utilização do computador/Internet na saúde e bem-estar, 51,9% referiu algumas vezes, e 11,3% muitas vezes. 92,7% afirmou que utiliza a contraceção. Conclusão: Os resultados obtidos permitem um diagnóstico de necessidades de formação dos estudantes no âmbito da sexualidade e comportamentos aditivos, bem como elaborar um Manual de apoio que será disponibilizado em acesso aberto. Espera-se contribuir para melhorar os níveis de literacia em saúde, disseminando materiais que possam ser usados para capacitar e empoderar os estudantes para tomadas de decisão e comportamentos promotores da sua saúde.; Introduction: Health literacy is defined as the ability to obtain, read, understand and use health information to make informed decisions throughout life, an important social determinant of health equity. Objective: To identify the levels of literacy in the domains of sexuality and addictive behaviors (tobacco and alcohol) among students in higher education. Methods: We developed a quantitative, cross-sectional and descriptive study with a sample of 924 Polytechnic Higher Education students. Results: The students had a mean age of 22 years, 79.8% were female, 89.5% were single and 96.0% were of Portuguese nationality. Of the sample, 76.9% were undergraduate students and 58% were away from their usual residence. Regarding consumption, 74.7% had never smoked. Regarding alcohol consumption, 73.9% had consumed or consume alcohol. About the impact of computer/Internet use on health and well-being, 51.9% reported it sometimes, and 11.3% often. 92.7% stated that they use contraception. Conclusion: The results obtained allow a diagnosis of the training needs of students in the area of sexuality and addictive behaviors, as well as the preparation of a support manual to be made available in open access. It is expected to contribute to improving the levels of health literacy, disseminating materials that can be used to enable and empower students to make decisions and promote healthpromoting behaviors.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo