Literacia académica: a experiência de Linguagem e Comunicação

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Breve resumo:
Este artigo apresenta os resultados da experiência pedagógica desenvolvida na opção Linguagem e Comunicação, considerando o seu contributo para a formação inicial e transversal dos estudantes do 1.º ano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, justifica-se a evolução dos objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de trabalho e de avaliação com o contexto socioeducativo de acesso ao ensino superior e com o perfil dos estudantes, muitos dos quais patenteiam, pela sua formação anterior, situações de iliteracia académica. As práticas explicitadas no artigo (com ênfase no debate em aula), que se destinam a facilitar a transição entre o ensino secundário e superior, desenvolver competências em pesquisa individual e trabalho colaborativo e promover um conhecimento transversal, são também enquadradas numa linha teórico-metodológica de iniciação às práticas académicas. Por fim, o artigo analisa comparativamente o ponto de vista dos estudantes e das docentes, com destaque para o modelo de teste com e sem consulta. Da súmula resulta a convicção de que a iniciação explícita à teoria e às práticas da comunicação, numa turma com estudantes de cursos distintos, pode auxiliar a transição entre níveis de ensino, contribuir para o diálogo entre áreas disciplinares e promover a literacia académica.​



Info Adicional:
Este artigo apresenta os resultados da experiência pedagógica desenvolvida na opção Linguagem e Comunicação, considerando o seu contributo para a formação inicial e transversal dos estudantes do 1.º ano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, justifica-se a evolução dos objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de trabalho e de avaliação com o contexto socioeducativo de acesso ao ensino superior e com o perfil dos estudantes, muitos dos quais patenteiam, pela sua formação anterior, situações de iliteracia académica. As práticas explicitadas no artigo (com ênfase no debate em aula), que se destinam a facilitar a transição entre o ensino secundário e superior, desenvolver competências em pesquisa individual e trabalho colaborativo e promover um conhecimento transversal, são também enquadradas numa linha teórico-metodológica de iniciação às práticas académicas. Por fim, o artigo analisa comparativamente o ponto de vista dos estudantes e das docentes, com destaque para o modelo de teste com e sem consulta. Da súmula resulta a convicção de que a iniciação explícita à teoria e às práticas da comunicação, numa turma com estudantes de cursos distintos, pode auxiliar a transição entre níveis de ensino, contribuir para o diálogo entre áreas disciplinares e promover a literacia académica.



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