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A prática letiva desenvolve-se em espaços de conflitos latentes que podem transformar-se em manifestos ao menor descuido. É uma mensagem educativa em que a comunicação assume a condição da educação didática, é o contexto das relações entre as metodologias, as estratégias, as atividades e os meios que aí se integram. O presente relatório reflete o conjunto de quatro aulas supervisionadas, lecionadas na Escola Secundária de São João do Estoril, na turma 9 - 10º ano - Economia A, a um grupo de vinte e nove alunos. As aulas foram estruturadas a partir da disciplina Economia A e da unidade didática, Rendimentos e Repartição dos Rendimentos. O objetivo principal orientava para a consecução de práticas pedagógicas em ambientes de criatividade, compreensão e aplicação de saberes a fatos da vida real e profissional, de modo a facilitar a aprendizagem do aluno e refletir sobre essas premissas, considerando o aluno e a situação futura enquanto professor. Da lecionação, desenvolvida com base em planificações coordenadas por uma professora cooperante, foi proposto um conjunto de intervenções embebidas em estratégias para a relação pedagógica, de objetivos, de comunicação, metodológicas, de avaliação e reflexões sobre o executado, que culminaram com êxito, considerando os resultados alcançados. A lecionação deu origem a uma preocupação relativamente à aprendizagem do aluno, emergindo uma questão de investigação "Como e porquê a imagem construída dos saberes na lecionação contribui para a facilitação da aprendizagem do aluno?". Essa preocupação constituiu-se o problema a ser investigado e desenvolveu-se a partir de uma problemática de rutura epistemológica, com base num processo de investigação qualitativo, de natureza exploratória-descritiva, num estudo de caso em que o caso foi a turma 9 atrás referida. Os resultados mostram-nos que a aprendizagem do aluno é o cerne do ensino e que deve ser desenhada em contextos de práticas educativas de criatividade, motivação, compreensão e aplicação do que se aprende a fatos da vida real e profissional. Paralelamente, a imagem construída dos saberes pode ser um dos motores que impulsionam as aprendizagens assim desenhadas. Apresentamos assim o culminar de uma esperança, ao recolhermos as tendências da aplicação de imagens construídas dos saberes na facilitação da aprendizagem do aluno, na exploração encetada e agora terminada.
Info Adicional:
A prática letiva desenvolve-se em espaços de conflitos latentes que podem transformar-se em manifestos ao menor descuido. É uma mensagem educativa em que a comunicação assume a condição da educação didática, é o contexto das relações entre as metodologias, as estratégias, as atividades e os meios que aí se integram. O presente relatório reflete o conjunto de quatro aulas supervisionadas, lecionadas na Escola Secundária de São João do Estoril, na turma 9 - 10º ano - Economia A, a um grupo de vinte e nove alunos. As aulas foram estruturadas a partir da disciplina Economia A e da unidade didática, Rendimentos e Repartição dos Rendimentos. O objetivo principal orientava para a consecução de práticas pedagógicas em ambientes de criatividade, compreensão e aplicação de saberes a fatos da vida real e profissional, de modo a facilitar a aprendizagem do aluno e refletir sobre essas premissas, considerando o aluno e a situação futura enquanto professor. Da lecionação, desenvolvida com base em planificações coordenadas por uma professora cooperante, foi proposto um conjunto de intervenções embebidas em estratégias para a relação pedagógica, de objetivos, de comunicação, metodológicas, de avaliação e reflexões sobre o executado, que culminaram com êxito, considerando os resultados alcançados. A lecionação deu origem a uma preocupação relativamente à aprendizagem do aluno, emergindo uma questão de investigação "Como e porquê a imagem construída dos saberes na lecionação contribui para a facilitação da aprendizagem do aluno?". Essa preocupação constituiu-se o problema a ser investigado e desenvolveu-se a partir de uma problemática de rutura epistemológica, com base num processo de investigação qualitativo, de natureza exploratória-descritiva, num estudo de caso em que o caso foi a turma 9 atrás referida. Os resultados mostram-nos que a aprendizagem do aluno é o cerne do ensino e que deve ser desenhada em contextos de práticas educativas de criatividade, motivação, compreensão e aplicação do que se aprende a fatos da vida real e profissional. Paralelamente, a imagem construída dos saberes pode ser um dos motores que impulsionam as aprendizagens assim desenhadas. Apresentamos assim o culminar de uma esperança, ao recolhermos as tendências da aplicação de imagens construídas dos saberes na facilitação da aprendizagem do aluno, na exploração encetada e agora terminada.
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