RSS IP Beja Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio
Authors: Guerreiro, Soraia Assunção Matos
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre as Práticas Profissionais I e II, respetivamente. O principal objetivo centrava-se na forma como o espaço exterior era utilizado pelas crianças/alunos, antes e depois da inserção de alguns equipamentos lúdicos de carater estruturado e não estruturado.
Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Privilegiou-se a observação com vista à recolha de dados. Esta foi feita através de forma direta e indireta durante o contacto das crianças/alunos com os diversos equipamentos cedidos durante a prática profissional. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças/alunos e às docentes que acompanhavam cada grupo.
Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado por ambas as docentes, é um espaço ainda pouco dinamizado. Após a colocação dos diversos equipamentos, as crianças/alunos mostraram-se mais motivadas/os e organizadas/os, o que levou a uma diminuição significativa dos conflitos entre colegas e os espaços exteriores passaram a ser utilizados na sua plenitude. Os adultos têm também um papel determinante, na medida em que é deles que depende a quantidade e qualidade de experiências que as crianças têm nos espaços exteriores da instituição e fora desta.​



Info Adicional:
Title: Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio Authors: Guerreiro, Soraia Assunção Matos Abstract: O presente relatório foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre as Práticas Profissionais I e II, respetivamente. O principal objetivo centrava-se na forma como o espaço exterior era utilizado pelas crianças/alunos, antes e depois da inserção de alguns equipamentos lúdicos de carater estruturado e não estruturado. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Privilegiou-se a observação com vista à recolha de dados. Esta foi feita através de forma direta e indireta durante o contacto das crianças/alunos com os diversos equipamentos cedidos durante a prática profissional. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças/alunos e às docentes que acompanhavam cada grupo. Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado por ambas as docentes, é um espaço ainda pouco dinamizado. Após a colocação dos diversos equipamentos, as crianças/alunos mostraram-se mais motivadas/os e organizadas/os, o que levou a uma diminuição significativa dos conflitos entre colegas e os espaços exteriores passaram a ser utilizados na sua plenitude. Os adultos têm também um papel determinante, na medida em que é deles que depende a quantidade e qualidade de experiências que as crianças têm nos espaços exteriores da instituição e fora desta.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo