RSS Uni. Aberta In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações

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Silva, Paulo Nunes da, Santos, Joana Vieira

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Breve resumo:
Título: In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações
Autor: Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
Resumo: Este estudo pretende identificar dimensões argumentativas de textos do género Conclusões de teses de doutoramento, intersectando-as com as formações sociodiscursivas (Bronckart 1997). A pesquisa baseia-se na análise por amostragem de 12 teses do “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015), incidindo na estrutura retórica. Adotou-se um modelo retórico de análise inspirado em Chen e Kuo (2012), Nguyen e Pramoolsook (2016) e Swales (1990, 2004), acrescentando-se títulos e subtítulos, divisão em secções, extensão, sequências textuais, atenuadores, intensificadores e pacotes lexicais de modalização epistémica. A seleção, ordenação e prevalência destes mecanismos permitiram identificar padrões por áreas disciplinares (Ciências / Ciências Sociais e Humanas e Humanidades), bem como um possível parâmetro de género – a abertura a outros textos através do anúncio de linhas de investigação futura. Dado que o capítulo final da tese de doutoramento condensa o essencial da argumentação desenvolvida ao longo do texto, configura um locus ótimo para dilucidar mecanismos argumentativos, num quadro de legitimação retórica da investigação passada, que integra e outorga a entrada do autor na comunidade científica pela concessão de um grau académico.; This work aims to describe the argumentative dimensions in Conclusions of PhD dissertations, taking into
account their discourse communities / formations (Bronckart 1997). The research analyses a sample of 12 final sections in PhD dissertations from the “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015). It focuses on the rhetorical structure of these sections, using a model adapted from Chen & Kuo (2012), Nguyen & Pramoolsook (2016) and Swales (1990, 2004). Data includes titles and subtitles, textual divisions, size, textual sequences, hedgers, boosters and lexical bundles of epistemic value. Texts from Sciences and from Social Sciences and Humanities were compared in order to identify possible patterns in different disciplinary areas. Evidence suggests that a specific genre parameter is the announcement of future research at the end of the chapter, opening the door to other texts. Since this final chapter resumes the essential contents of the whole PhD dissertation, it is an optimal locus to understand argumentative devices which legitimate past research and confirm the right of authors to enter their respective academic communities through a Doctor’s degree.​



Info Adicional:
Título: In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações Autor: Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira Resumo: Este estudo pretende identificar dimensões argumentativas de textos do género Conclusões de teses de doutoramento, intersectando-as com as formações sociodiscursivas (Bronckart 1997). A pesquisa baseia-se na análise por amostragem de 12 teses do “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015), incidindo na estrutura retórica. Adotou-se um modelo retórico de análise inspirado em Chen e Kuo (2012), Nguyen e Pramoolsook (2016) e Swales (1990, 2004), acrescentando-se títulos e subtítulos, divisão em secções, extensão, sequências textuais, atenuadores, intensificadores e pacotes lexicais de modalização epistémica. A seleção, ordenação e prevalência destes mecanismos permitiram identificar padrões por áreas disciplinares (Ciências / Ciências Sociais e Humanas e Humanidades), bem como um possível parâmetro de género – a abertura a outros textos através do anúncio de linhas de investigação futura. Dado que o capítulo final da tese de doutoramento condensa o essencial da argumentação desenvolvida ao longo do texto, configura um locus ótimo para dilucidar mecanismos argumentativos, num quadro de legitimação retórica da investigação passada, que integra e outorga a entrada do autor na comunidade científica pela concessão de um grau académico.; This work aims to describe the argumentative dimensions in Conclusions of PhD dissertations, taking into account their discourse communities / formations (Bronckart 1997). The research analyses a sample of 12 final sections in PhD dissertations from the “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015). It focuses on the rhetorical structure of these sections, using a model adapted from Chen & Kuo (2012), Nguyen & Pramoolsook (2016) and Swales (1990, 2004). Data includes titles and subtitles, textual divisions, size, textual sequences, hedgers, boosters and lexical bundles of epistemic value. Texts from Sciences and from Social Sciences and Humanities were compared in order to identify possible patterns in different disciplinary areas. Evidence suggests that a specific genre parameter is the announcement of future research at the end of the chapter, opening the door to other texts. Since this final chapter resumes the essential contents of the whole PhD dissertation, it is an optimal locus to understand argumentative devices which legitimate past research and confirm the right of authors to enter their respective academic communities through a Doctor’s degree.



Autor:
Silva, Paulo Nunes da, Santos, Joana Vieira



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