Implementação do sistema de gestão da formação na Marinha Portuguesa : uma análise dos processos de regulação

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Breve resumo:
O presente relatório de estágio denominado “Implementação do Sistema de Gestão da Formação na Marinha portuguesa: uma análise dos processos de regulação” insere-se no âmbito do 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no Observatório de Qualidade da Formação na Direção de Formação da Marinha (DFM) portuguesa. Numa primeira parte, o relatório apresenta a caracterização da estrutura e da cultura organizacional da DFM, concluindo sobre a sua elevada formalização e centralização e a sua aproximação a uma cultura organizacional baseada nas regras. Numa segunda parte é apresentado um pequeno projeto de investigação realizado no Observatório de Qualidade na Marinha portuguesa, que tem como objeto de estudo o processo de implementação da Norma Portuguesa 4512 (NP). Este objeto de estudo é construído com base em duas entradas teórica-concetuais: a constatação da importância da avaliação que tem assumido nas políticas públicas da atualidade em geral e nas organizações educativas em particular, e a adoção de um quadro teórico e concetual na teoria regulação social. Com base nos dados recolhidos através da observação participante, da pesquisa documental e de uma entrevista semiestruturada, foi possível observar diversos processos de regulação na implementação da NP, evidenciando-se uma convergência entre a regulação autónoma e a regulação de controlo. Finalmente, numa terceira parte é feita a descrição das atividades e funções realizadas no decorrer do estágio curricular.​



Info Adicional:
O presente relatório de estágio denominado “Implementação do Sistema de Gestão da Formação na Marinha portuguesa: uma análise dos processos de regulação” insere-se no âmbito do 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no Observatório de Qualidade da Formação na Direção de Formação da Marinha (DFM) portuguesa. Numa primeira parte, o relatório apresenta a caracterização da estrutura e da cultura organizacional da DFM, concluindo sobre a sua elevada formalização e centralização e a sua aproximação a uma cultura organizacional baseada nas regras. Numa segunda parte é apresentado um pequeno projeto de investigação realizado no Observatório de Qualidade na Marinha portuguesa, que tem como objeto de estudo o processo de implementação da Norma Portuguesa 4512 (NP). Este objeto de estudo é construído com base em duas entradas teórica-concetuais: a constatação da importância da avaliação que tem assumido nas políticas públicas da atualidade em geral e nas organizações educativas em particular, e a adoção de um quadro teórico e concetual na teoria regulação social. Com base nos dados recolhidos através da observação participante, da pesquisa documental e de uma entrevista semiestruturada, foi possível observar diversos processos de regulação na implementação da NP, evidenciando-se uma convergência entre a regulação autónoma e a regulação de controlo. Finalmente, numa terceira parte é feita a descrição das atividades e funções realizadas no decorrer do estágio curricular.



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