R
Repositório Aberto da Universidade do Porto
Guest
Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Clica para continuares a ler...
Title: Funções, papéis e desenvolvimento profissional do professor cooperante no contexto da formação inicial em ensino da Educação Física.
Abstract: The purpose of the present investigation is to understand how the role of cooperating
teachers is configured and in what way the initial training exercise contributes to their
professional development. The two first studies, of conceptual nature, have the
following purposes: 1) to consider the role of the cooperating teacher and the evolution
of the supervision process in Portugal; and 2) to understand how the roles and
functions of cooperating teachers have been studied, and the implications that the
performance of such role provides. Considering the conceptual deepening that was
fulfilled, the three empirical studies aimed to examine: 3) to sketch out the roles of the
cooperating teacher and the importance awarded to them in the normative documents;
4) to examine how the cooperating teachers perceive and assume their function; and 5)
to depict which experiences are considered more significant by cooperating teachers
for their professional development. Data for the empirical studies were taken from
Physical Education teacher education programs of four mainland public Portuguese
Universities. Data included the professional school placement normative documents
from each institution, and the interviews of twenty-six cooperating teachers who
participated in those programs. The qualitative analysis of the normative documents
was performed by means of content thematic analysis, while the examination of semi-
structured interviews of cooperating teachers adopted grounded theory method
procedures and the construction of situational maps. The results showed that school
placement normative documents clearly configure the role of the cooperating teacher,
wherein practical orientation was most prevalent. However, the relational dynamics that
was established with the faculty supervisor determines the way the role is exercised by
the cooperating teachers. The centrality of the action of cooperating teachers and the
need to involve schools in the professional development of pre-service teachers were
also patent in the study. Continuous learning, as a result of the exercise of the
cooperating teacher role, takes place at both professional and personal levels, and
contributes to professional development.
KEYWORDS: COOPERATING TEACHER; TEACHER TRAINING; SUPERVISION;
PHYSICAL EDUCATION; PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Description: A presente investigação tem como objetivo perceber como é configurado o papel dos
Professores Cooperantes e de que forma o exercício da orientação de estágio
contribui para o seu desenvolvimento profissional. Os dois primeiros estudos, de
natureza concetual, têm como propósitos: 1) considerar o papel do professor
cooperante e a evolução do processo de supervisão em Portugal; e 2) perceber como
têm sido estudados os papéis e funções do professor cooperante e as implicações que
o desempenho da função aporta. Tendo por referência o aprofundamento concetual
realizado, os três estudos empíricos propuseram-se examinar: 3) o modo como está
delineado o papel do professor cooperante e a importância que os normativos do
estágio atribuem a este papel; 4) como é que os professores cooperantes percebem o
seu papel e a forma como representam a sua função de orientação; e 5) que
experiências os professores cooperantes interpretam como mais significativas para o
seu desenvolvimento profissional. Os dados dos estudos empíricos provieram dos
programas de formação de professores de Educação Física de quatro universidades
públicas portuguesas do continente. Para o efeito foram recolhidos os documentos
normativos do estágio profissional de cada uma das instituições e foram entrevistados
vinte e seis professores cooperantes que participavam nos referidos programas. A
análise qualitativa dos documentos normativos foi realizada através dos
procedimentos de análise temática do conteúdo e a análise das entrevistas
semiestruturadas aos professores cooperantes recorreu aos procedimentos do método
da teoria fundamentada e à construção de mapas situacionais. Os resultados
evidenciam que os normativos de estágio configuram, de forma clara, o papel do
professor cooperante, sendo a orientação prática a que prevalece. No entanto, a
dinâmica relacional estabelecida com o orientador da faculdade determina o modo
como a função é exercida pelos professores cooperantes. A centralidade da ação dos
professores cooperantes e a necessidade de envolver a escola no desenvolvimento
socioprofissional dos estagiários fica igualmente patente. A aprendizagem continuada,
resultante do exercício da função de professor cooperante, ocorre tanto sob o ponto de
vista profissional, como pessoal, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.
Abstract: The purpose of the present investigation is to understand how the role of cooperating
teachers is configured and in what way the initial training exercise contributes to their
professional development. The two first studies, of conceptual nature, have the
following purposes: 1) to consider the role of the cooperating teacher and the evolution
of the supervision process in Portugal; and 2) to understand how the roles and
functions of cooperating teachers have been studied, and the implications that the
performance of such role provides. Considering the conceptual deepening that was
fulfilled, the three empirical studies aimed to examine: 3) to sketch out the roles of the
cooperating teacher and the importance awarded to them in the normative documents;
4) to examine how the cooperating teachers perceive and assume their function; and 5)
to depict which experiences are considered more significant by cooperating teachers
for their professional development. Data for the empirical studies were taken from
Physical Education teacher education programs of four mainland public Portuguese
Universities. Data included the professional school placement normative documents
from each institution, and the interviews of twenty-six cooperating teachers who
participated in those programs. The qualitative analysis of the normative documents
was performed by means of content thematic analysis, while the examination of semi-
structured interviews of cooperating teachers adopted grounded theory method
procedures and the construction of situational maps. The results showed that school
placement normative documents clearly configure the role of the cooperating teacher,
wherein practical orientation was most prevalent. However, the relational dynamics that
was established with the faculty supervisor determines the way the role is exercised by
the cooperating teachers. The centrality of the action of cooperating teachers and the
need to involve schools in the professional development of pre-service teachers were
also patent in the study. Continuous learning, as a result of the exercise of the
cooperating teacher role, takes place at both professional and personal levels, and
contributes to professional development.
KEYWORDS: COOPERATING TEACHER; TEACHER TRAINING; SUPERVISION;
PHYSICAL EDUCATION; PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Description: A presente investigação tem como objetivo perceber como é configurado o papel dos
Professores Cooperantes e de que forma o exercício da orientação de estágio
contribui para o seu desenvolvimento profissional. Os dois primeiros estudos, de
natureza concetual, têm como propósitos: 1) considerar o papel do professor
cooperante e a evolução do processo de supervisão em Portugal; e 2) perceber como
têm sido estudados os papéis e funções do professor cooperante e as implicações que
o desempenho da função aporta. Tendo por referência o aprofundamento concetual
realizado, os três estudos empíricos propuseram-se examinar: 3) o modo como está
delineado o papel do professor cooperante e a importância que os normativos do
estágio atribuem a este papel; 4) como é que os professores cooperantes percebem o
seu papel e a forma como representam a sua função de orientação; e 5) que
experiências os professores cooperantes interpretam como mais significativas para o
seu desenvolvimento profissional. Os dados dos estudos empíricos provieram dos
programas de formação de professores de Educação Física de quatro universidades
públicas portuguesas do continente. Para o efeito foram recolhidos os documentos
normativos do estágio profissional de cada uma das instituições e foram entrevistados
vinte e seis professores cooperantes que participavam nos referidos programas. A
análise qualitativa dos documentos normativos foi realizada através dos
procedimentos de análise temática do conteúdo e a análise das entrevistas
semiestruturadas aos professores cooperantes recorreu aos procedimentos do método
da teoria fundamentada e à construção de mapas situacionais. Os resultados
evidenciam que os normativos de estágio configuram, de forma clara, o papel do
professor cooperante, sendo a orientação prática a que prevalece. No entanto, a
dinâmica relacional estabelecida com o orientador da faculdade determina o modo
como a função é exercida pelos professores cooperantes. A centralidade da ação dos
professores cooperantes e a necessidade de envolver a escola no desenvolvimento
socioprofissional dos estagiários fica igualmente patente. A aprendizagem continuada,
resultante do exercício da função de professor cooperante, ocorre tanto sob o ponto de
vista profissional, como pessoal, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.
Info Adicional:
Title: Funções, papéis e desenvolvimento profissional do professor cooperante no contexto da formação inicial em ensino da Educação Física. Abstract: The purpose of the present investigation is to understand how the role of cooperating teachers is configured and in what way the initial training exercise contributes to their professional development. The two first studies, of conceptual nature, have the following purposes: 1) to consider the role of the cooperating teacher and the evolution of the supervision process in Portugal; and 2) to understand how the roles and functions of cooperating teachers have been studied, and the implications that the performance of such role provides. Considering the conceptual deepening that was fulfilled, the three empirical studies aimed to examine: 3) to sketch out the roles of the cooperating teacher and the importance awarded to them in the normative documents; 4) to examine how the cooperating teachers perceive and assume their function; and 5) to depict which experiences are considered more significant by cooperating teachers for their professional development. Data for the empirical studies were taken from Physical Education teacher education programs of four mainland public Portuguese Universities. Data included the professional school placement normative documents from each institution, and the interviews of twenty-six cooperating teachers who participated in those programs. The qualitative analysis of the normative documents was performed by means of content thematic analysis, while the examination of semi- structured interviews of cooperating teachers adopted grounded theory method procedures and the construction of situational maps. The results showed that school placement normative documents clearly configure the role of the cooperating teacher, wherein practical orientation was most prevalent. However, the relational dynamics that was established with the faculty supervisor determines the way the role is exercised by the cooperating teachers. The centrality of the action of cooperating teachers and the need to involve schools in the professional development of pre-service teachers were also patent in the study. Continuous learning, as a result of the exercise of the cooperating teacher role, takes place at both professional and personal levels, and contributes to professional development. KEYWORDS: COOPERATING TEACHER; TEACHER TRAINING; SUPERVISION; PHYSICAL EDUCATION; PROFESSIONAL DEVELOPMENT Description: A presente investigação tem como objetivo perceber como é configurado o papel dos Professores Cooperantes e de que forma o exercício da orientação de estágio contribui para o seu desenvolvimento profissional. Os dois primeiros estudos, de natureza concetual, têm como propósitos: 1) considerar o papel do professor cooperante e a evolução do processo de supervisão em Portugal; e 2) perceber como têm sido estudados os papéis e funções do professor cooperante e as implicações que o desempenho da função aporta. Tendo por referência o aprofundamento concetual realizado, os três estudos empíricos propuseram-se examinar: 3) o modo como está delineado o papel do professor cooperante e a importância que os normativos do estágio atribuem a este papel; 4) como é que os professores cooperantes percebem o seu papel e a forma como representam a sua função de orientação; e 5) que experiências os professores cooperantes interpretam como mais significativas para o seu desenvolvimento profissional. Os dados dos estudos empíricos provieram dos programas de formação de professores de Educação Física de quatro universidades públicas portuguesas do continente. Para o efeito foram recolhidos os documentos normativos do estágio profissional de cada uma das instituições e foram entrevistados vinte e seis professores cooperantes que participavam nos referidos programas. A análise qualitativa dos documentos normativos foi realizada através dos procedimentos de análise temática do conteúdo e a análise das entrevistas semiestruturadas aos professores cooperantes recorreu aos procedimentos do método da teoria fundamentada e à construção de mapas situacionais. Os resultados evidenciam que os normativos de estágio configuram, de forma clara, o papel do professor cooperante, sendo a orientação prática a que prevalece. No entanto, a dinâmica relacional estabelecida com o orientador da faculdade determina o modo como a função é exercida pelos professores cooperantes. A centralidade da ação dos professores cooperantes e a necessidade de envolver a escola no desenvolvimento socioprofissional dos estagiários fica igualmente patente. A aprendizagem continuada, resultante do exercício da função de professor cooperante, ocorre tanto sob o ponto de vista profissional, como pessoal, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.
Autor:
Clica para continuares a ler...