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Breve resumo:
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Introdução: A formação pós graduada pode ser uma experiência stressante para alguns indivíduos e pode impactar negativamente o seu bem estar emocional e desempenho académico. As fontes de stress não foram extensivamente investigadas em estudantes de mestrado em Fisioterapia. Este estudo explora as fontes de stress e possíveis associações entre variáveis de estudantes de mestrado em Fisioterapia, ramos Saúde da Mulher e a influência da pandemia Covid 19 no grupo de mestrandas. Metodologia: Utilizou-se a versão portuguesa do questionário Undergraduate Sources of Stress numa amostra de 32 fisioterapeutas, mestres e mestrandas. Compararam-se os dois grupos pelo teste t student e Mann Whitney. No grupo de mestrandas fez-se uma comparação intra-grupal para perceber a influência da pandemia Covid19. Resultados: Entre os dois grupos verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas fontes de stress: “transporte” (p=0,037) e “custo dos livros e materiais” (p=0,019). Entre os grupos de mestrandas que vivenciaram a pandemia e as mestrandas com a pandemia em curso há uma diferença significativa no item “nível geral de stress” (p=0,020) e no limiar da significância no item “quantidade de matérias aprender no curso” (p=0,054). Conclusões: Conclui-se que em geral foi a dimensão financeira a principal fonte de stress sobre as mestres e a dimensão pessoal sobre as mestrandas em fase de pandemia.
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Introdução: A formação pós graduada pode ser uma experiência stressante para alguns indivíduos e pode impactar negativamente o seu bem estar emocional e desempenho académico. As fontes de stress não foram extensivamente investigadas em estudantes de mestrado em Fisioterapia. Este estudo explora as fontes de stress e possíveis associações entre variáveis de estudantes de mestrado em Fisioterapia, ramos Saúde da Mulher e a influência da pandemia Covid 19 no grupo de mestrandas. Metodologia: Utilizou-se a versão portuguesa do questionário Undergraduate Sources of Stress numa amostra de 32 fisioterapeutas, mestres e mestrandas. Compararam-se os dois grupos pelo teste t student e Mann Whitney. No grupo de mestrandas fez-se uma comparação intra-grupal para perceber a influência da pandemia Covid19. Resultados: Entre os dois grupos verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas fontes de stress: “transporte” (p=0,037) e “custo dos livros e materiais” (p=0,019). Entre os grupos de mestrandas que vivenciaram a pandemia e as mestrandas com a pandemia em curso há uma diferença significativa no item “nível geral de stress” (p=0,020) e no limiar da significância no item “quantidade de matérias aprender no curso” (p=0,054). Conclusões: Conclui-se que em geral foi a dimensão financeira a principal fonte de stress sobre as mestres e a dimensão pessoal sobre as mestrandas em fase de pandemia.
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