Ferramentas digitais colaborativas e inclusão de alunos com necessidades específicas num Centro Escolar do Agrupamento Gil Paes

  • Criador do tópico RCAAP Rss Feeder
  • Start date
R

RCAAP Rss Feeder

Guest
Breve resumo:
O presente estudo teve como objetivo principal perceber em que medida a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) em contexto de sala de aula, são um fator de maior participação, motivação, inclusão bem como de desenvolvimento pessoal e autonomia para alunos com necessidades específicas (NE) no 1º Ciclo. O estudo utilizou a Investigação-Ação e teve dois objetivos: o de perceber se os alunos com NE se sentiam motivados, integrados e aceites pelos seus pares; o de desenvolver um conjunto de boas práticas para potenciar a inclusão dos alunos com NE em sala de aula. Como principais contributos destacam-se: a proposta de boas práticas, que representa um referencial para orientação ao professor, na construção de aprendizagens inclusivas a partir de RED; e a identificação de um conjunto de orientações para a inclusão destes alunos que permitam, ao mesmo tempo, a sua aceitação pelos seus pares.​



Info Adicional:
O presente estudo teve como objetivo principal perceber em que medida a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) em contexto de sala de aula, são um fator de maior participação, motivação, inclusão bem como de desenvolvimento pessoal e autonomia para alunos com necessidades específicas (NE) no 1º Ciclo. O estudo utilizou a Investigação-Ação e teve dois objetivos: o de perceber se os alunos com NE se sentiam motivados, integrados e aceites pelos seus pares; o de desenvolver um conjunto de boas práticas para potenciar a inclusão dos alunos com NE em sala de aula. Como principais contributos destacam-se: a proposta de boas práticas, que representa um referencial para orientação ao professor, na construção de aprendizagens inclusivas a partir de RED; e a identificação de um conjunto de orientações para a inclusão destes alunos que permitam, ao mesmo tempo, a sua aceitação pelos seus pares.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo