RSS Uni. Aberta Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning

M

Morgado, Lina, Oliveira, Teresa, Afonso, Ana

Guest
Breve resumo:
Título: Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning
Autor: Morgado, Lina; Oliveira, Teresa; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie
Resumo: Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS.
No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020).
Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores.
Descrição: This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt. It also includes a doctoral researcher.​



Info Adicional:
Título: Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning Autor: Morgado, Lina; Oliveira, Teresa; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie Resumo: Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS. No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020). Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores. Descrição: This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt. It also includes a doctoral researcher.



Autor:
Morgado, Lina, Oliveira, Teresa, Afonso, Ana Paula, Carvalho, Isabel Cristina, Ferret, Nathalie



Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo