RSS Cientifico geral Experiências de Bullying na Adolescência, Funcionamento Familiar e Vinculação: estudo com jovens adultos

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Breve resumo:
A ocorrência de bullying relaciona-se com a forma como a família funciona e com algumas características contextuais, podendo ter consequências negativas na vinculação em idade adulta. O principal objetivo deste estudo foi compreender como as experiências de bullying e a perceção do funcionamento familiar na adolescência estão relacionadas com a vinculação em jovens adultos. A amostra foi composta por 96 jovens adultos com idades entre os 18 e os 30 anos (M = 25,08). O protoloco de investigação envolveu os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário para Avaliação da Violência na Escola (IAVE), Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV) e Escala de Vinculação do Adulto (EVA), tendo-se realizado uma avaliação retrospetiva e atual. Os principais resultados indicaram que os jovens que experienciaram bullying na adolescência assumiram um papel predominantemente de agressores, têm uma perceção elevada quanto ao ambiente de violência na escola, mas relatam baixa frequência de violência. Tanto os jovens que experienciaram bullying como os que não experienciaram percecionaram um funcionamento familiar pouco coeso e flexível. Foram os jovens que experienciaram bullying que identificaram um funcionamento familiar mais problemático. Contudo, também percecionaram mais comunicação familiar. Os que percecionaram menos violência na escola consideraram o funcionamento das suas famílias mais emaranhado e quem considerava a escola segura percecionou mais ansiedade. Os sujeitos com agregados familiares com 4 ou mais elementos, na sua adolescência, percecionaram mais rigidez no funcionamento familiar. Os que não consideravam a escola um lugar seguro, percecionaram um funcionamento familiar mais flexível, uma maior comunicação e contacto com a proximidade. Ao nível da vinculação, os jovens que viveram experiências de bullying são os que se sentem mais confortáveis com o contacto com a proximidade e sentem mais confiança nos outros. Os resultados não apresentam uma tendência clara sobre as experiências de bullying funcionamento familiar e vinculação. / Bullying is related to the way the family works and with some contextual characteristics, which can have negative consequences on attachment in adulthood. The main objective of this study was to understand how the experiences of bullying and the perception of family functioning in adolescence are related to attachment in young adults.The sample was composed of 96 young adults with aged 18 to 30 years old (M = 25.08). The research protocol involved the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Inventory for the Evaluation of School Violence (IAVE), Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV) and Adult Attachment Scale (EVA), with a retrospective and current evaluation. The main results indicated that young people who experienced bullying in adolescence assumed a predominantly role of aggressors, have a high perception of the violence environment at school, but report a low frequency of violence. Both young people who have experienced bullying and those who have not experienced perceived low cohesion and flexible family functioning. Young people who did experience bullying identified a more problematic family functioning. However, they also perceived better family communication. Those who perceived less violence at school considered the functioning of their families more enmeshed and those who considered the school safe perceived, about attachment, more anxiety. The subjects with households with 4 or more elements, in their adolescence, perceived more rigidity in the family functioning. Those who did not consider the school a safe place perceived a more flexible family functioning, greater communication and contact with proximity. At the level of attachment, young people who have experienced bullying are those who are most comfortable with contact with proximity and that trust the most in others. The results of attachment styles are missing. The results do not present a clear trend on the experiences of bullying, family functioning and bonding.​



Info Adicional:
A ocorrência de bullying relaciona-se com a forma como a família funciona e com algumas características contextuais, podendo ter consequências negativas na vinculação em idade adulta. O principal objetivo deste estudo foi compreender como as experiências de bullying e a perceção do funcionamento familiar na adolescência estão relacionadas com a vinculação em jovens adultos. A amostra foi composta por 96 jovens adultos com idades entre os 18 e os 30 anos (M = 25,08). O protoloco de investigação envolveu os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário para Avaliação da Violência na Escola (IAVE), Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV) e Escala de Vinculação do Adulto (EVA), tendo-se realizado uma avaliação retrospetiva e atual. Os principais resultados indicaram que os jovens que experienciaram bullying na adolescência assumiram um papel predominantemente de agressores, têm uma perceção elevada quanto ao ambiente de violência na escola, mas relatam baixa frequência de violência. Tanto os jovens que experienciaram bullying como os que não experienciaram percecionaram um funcionamento familiar pouco coeso e flexível. Foram os jovens que experienciaram bullying que identificaram um funcionamento familiar mais problemático. Contudo, também percecionaram mais comunicação familiar. Os que percecionaram menos violência na escola consideraram o funcionamento das suas famílias mais emaranhado e quem considerava a escola segura percecionou mais ansiedade. Os sujeitos com agregados familiares com 4 ou mais elementos, na sua adolescência, percecionaram mais rigidez no funcionamento familiar. Os que não consideravam a escola um lugar seguro, percecionaram um funcionamento familiar mais flexível, uma maior comunicação e contacto com a proximidade. Ao nível da vinculação, os jovens que viveram experiências de bullying são os que se sentem mais confortáveis com o contacto com a proximidade e sentem mais confiança nos outros. Os resultados não apresentam uma tendência clara sobre as experiências de bullying funcionamento familiar e vinculação. / Bullying is related to the way the family works and with some contextual characteristics, which can have negative consequences on attachment in adulthood. The main objective of this study was to understand how the experiences of bullying and the perception of family functioning in adolescence are related to attachment in young adults.The sample was composed of 96 young adults with aged 18 to 30 years old (M = 25.08). The research protocol involved the following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Inventory for the Evaluation of School Violence (IAVE), Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES IV) and Adult Attachment Scale (EVA), with a retrospective and current evaluation. The main results indicated that young people who experienced bullying in adolescence assumed a predominantly role of aggressors, have a high perception of the violence environment at school, but report a low frequency of violence. Both young people who have experienced bullying and those who have not experienced perceived low cohesion and flexible family functioning. Young people who did experience bullying identified a more problematic family functioning. However, they also perceived better family communication. Those who perceived less violence at school considered the functioning of their families more enmeshed and those who considered the school safe perceived, about attachment, more anxiety. The subjects with households with 4 or more elements, in their adolescence, perceived more rigidity in the family functioning. Those who did not consider the school a safe place perceived a more flexible family functioning, greater communication and contact with proximity. At the level of attachment, young people who have experienced bullying are those who are most comfortable with contact with proximity and that trust the most in others. The results of attachment styles are missing. The results do not present a clear trend on the experiences of bullying, family functioning and bonding.



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