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RCAAP Rss Feeder
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A Força Aérea Portuguesa (FAP), através do sistema de armas Chipmunk MK20, cumpre a missão de instrução elementar dos alunos pilotos aviadores. Por forma, a garantir a prontidão da frota, é vantajoso integrar no seu programa de manutenção, ações baseadas na monitorização da condição, entre as quais a análise de vibrações. É desígnio desta dissertação, estudar a implementação de um procedimento de equilibragem dinâmica na aeronave, através da adaptação do sistema VibraPac PRO. Dado que não estava previsto pelo fabricante qualquer procedimento de equilibragem, foi necessária a modificação do prato que segura o cone da hélice. Deste modo, era possível reduzir o desequilíbrio anómalo, através da instalação de massas corretivas. O estudo desta modificação exigiu a determinação do material constituinte do prato e a simulação computacional, no ANSYS, dos esforços provocados pelas massas instaladas, nos furos do prato modificado. Assim, estimou se que o limite de massa a instalar seria 15 in, em 4 furos distintos. Seguidamente, procedeu-se à validação do sistema VibraPac PRO, utilizado até à data na aeronave Epsilon TB30, com a definição dos componentes da cadeia de medição, e da sua organização. Recorreu-se a um calibrador de acelerómetros, tal como a testes num simulador de avarias, para validar a cadeia de medição e o software, que resultaram igualmente no aprimoramento do sistema. Por fim, foram realizados testes na aeronave, dos quais se verificou a eficácia e eficiência do procedimento de equilibragem. Foram reduzidas as vibrações na 1ª harmónica do veio da hélice, dos 0,26 ips para os 0,032 ips, valor abaixo do limite estabelecido pela FAP. Adicionalmente, realizaram-se controlos vibratórios com o VibraPAC PRO que demonstram a redução da vibração no motor, com aquisição de vibrações noutros regimes de operação da aeronave.
Info Adicional:
A Força Aérea Portuguesa (FAP), através do sistema de armas Chipmunk MK20, cumpre a missão de instrução elementar dos alunos pilotos aviadores. Por forma, a garantir a prontidão da frota, é vantajoso integrar no seu programa de manutenção, ações baseadas na monitorização da condição, entre as quais a análise de vibrações. É desígnio desta dissertação, estudar a implementação de um procedimento de equilibragem dinâmica na aeronave, através da adaptação do sistema VibraPac PRO. Dado que não estava previsto pelo fabricante qualquer procedimento de equilibragem, foi necessária a modificação do prato que segura o cone da hélice. Deste modo, era possível reduzir o desequilíbrio anómalo, através da instalação de massas corretivas. O estudo desta modificação exigiu a determinação do material constituinte do prato e a simulação computacional, no ANSYS, dos esforços provocados pelas massas instaladas, nos furos do prato modificado. Assim, estimou se que o limite de massa a instalar seria 15 in, em 4 furos distintos. Seguidamente, procedeu-se à validação do sistema VibraPac PRO, utilizado até à data na aeronave Epsilon TB30, com a definição dos componentes da cadeia de medição, e da sua organização. Recorreu-se a um calibrador de acelerómetros, tal como a testes num simulador de avarias, para validar a cadeia de medição e o software, que resultaram igualmente no aprimoramento do sistema. Por fim, foram realizados testes na aeronave, dos quais se verificou a eficácia e eficiência do procedimento de equilibragem. Foram reduzidas as vibrações na 1ª harmónica do veio da hélice, dos 0,26 ips para os 0,032 ips, valor abaixo do limite estabelecido pela FAP. Adicionalmente, realizaram-se controlos vibratórios com o VibraPAC PRO que demonstram a redução da vibração no motor, com aquisição de vibrações noutros regimes de operação da aeronave.
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