Escape to Your Future - Desenvolvimento de um Massive Open Online Course Gamificado

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
Nesta dissertação desenvolveu-se um Massive Open Online Course (MOOC), com conteúdos educativos e orientados para a promoção do empregojovem, endereçado a uma população desfavorecida e com dificuldades de integração no mercado de trabalho. No preâmbulo das teorias de aprendizagem, onde nesta investigação se deu destaque ao Behaviorismo, Construtivismo e Conetivismo, o método de ensinar tem vindo a ser pensado e estruturado consoante diferentes pensamentos e teorias. Neste sentido, pretende dar-seênfase ao potencial do ensino a distância, baseando os métodos e atividades em conteúdos audiovisuaiscomuns neste modelo de ensino-aprendizagem. Recorreu-se, ainda, ao conceito de gamificação, como uma abordagem inovadora, desta forma, utilizou-semecânicas de jogos, no contexto de ensino-aprendizagem, com o intuito de promover a motivação para a aprendizagem e a aquisição deconhecimentos e competências. Com base nisso, planeou-seuma abordagem orientada para os jovens, onde se procurou promover o interesse de várias atividades e processos para resolver problemas relacionados com a educação e o ensino_O estudo desta investigação incidiu-se sobre o MOOCgamificadodesenvolvido, estruturado em três módulos, utilizando umaabordagemmista. Os resultados obtidos, depois de organizados, demonstraramque a utilização de conceitos de gamificação aplicados aos MOOCs no âmbito do ensino-aprendizagem, conseguem motivar e envolver mais os participantes neste tipo de cursose, por outro lado, a utilização de vídeos curtose intermédia duração, demonstraram ter uma maior aceitação.​



Info Adicional:
Nesta dissertação desenvolveu-se um Massive Open Online Course (MOOC), com conteúdos educativos e orientados para a promoção do empregojovem, endereçado a uma população desfavorecida e com dificuldades de integração no mercado de trabalho. No preâmbulo das teorias de aprendizagem, onde nesta investigação se deu destaque ao Behaviorismo, Construtivismo e Conetivismo, o método de ensinar tem vindo a ser pensado e estruturado consoante diferentes pensamentos e teorias. Neste sentido, pretende dar-seênfase ao potencial do ensino a distância, baseando os métodos e atividades em conteúdos audiovisuaiscomuns neste modelo de ensino-aprendizagem. Recorreu-se, ainda, ao conceito de gamificação, como uma abordagem inovadora, desta forma, utilizou-semecânicas de jogos, no contexto de ensino-aprendizagem, com o intuito de promover a motivação para a aprendizagem e a aquisição deconhecimentos e competências. Com base nisso, planeou-seuma abordagem orientada para os jovens, onde se procurou promover o interesse de várias atividades e processos para resolver problemas relacionados com a educação e o ensino_O estudo desta investigação incidiu-se sobre o MOOCgamificadodesenvolvido, estruturado em três módulos, utilizando umaabordagemmista. Os resultados obtidos, depois de organizados, demonstraramque a utilização de conceitos de gamificação aplicados aos MOOCs no âmbito do ensino-aprendizagem, conseguem motivar e envolver mais os participantes neste tipo de cursose, por outro lado, a utilização de vídeos curtose intermédia duração, demonstraram ter uma maior aceitação.



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