RSS Cientifico geral Efeito na qualidade do fruto da aplicação de dois reguladores de crescimento na cultura da actinídia (Actinidia deliciosa cv “Hayward”)

  • Criador do tópico RCAAP - RSS GERAL
  • Start date
R

RCAAP - RSS GERAL

Guest
Breve resumo:
A cultura da actinídia apresenta um elevado potencial de crescimento, visto ser uma cultura relativamente recente e com muita procura. Os mercados procuram principalmente os kiwis de maior calibre pois são os mais valorizados pelo consumidor. Uma vez que esta cultura é bastante dispendiosa, é importante para os produtores conseguirem obter frutos com calibres superiores e produtividades elevadas, de forma a conseguiram rentabilizar o investimento. Assim, com este estudo pretende-se verificar o efeito que os reguladores de crescimento podem ter no aumento do calibre e produtividade desta cultura, mas também o seu efeito na qualidade dos frutos. Para tal, procedeu-se à aplicação de dois reguladores de crescimento, o ácido (4-cloro-2-metilfenoxil) acético (MCPA) e o forclorfenurão, a três concentrações diferentes, recorrendo também a uma testemunha, onde não se aplica qualquer regulador de crescimento. Para acompanhar os frutos ao longo do desenvolvimento procedeu-se à determinação dos diâmetros desde do vingamento dos mesmos até à sua colheita. Após a colheita procedeu-se a avaliação do calibre dos frutos e da produtividade nos diferentes tratamentos e concentrações. Por último foram analisados em laboratório diferentes parâmetros para avaliar a qualidade dos frutos: biometria (diâmetros, peso e rácios), textura, parâmetros cromáticos, teor em sólidos solúveis (TSS), pH, % de MS, Vitamina C, fenólicos totais, atividade antioxidante, ácidos orgânicos, açúcares livres, pigmentos, carotenoides e luteína. Os resultados obtidos indicaram que os reguladores de crescimento conduziram a frutos de maior calibre e a produtividades mais elevadas, destacando-se o regulador de crescimento MCPA, que obteve os melhores resultados. Para além disso, verificou-se também que as concentrações mais elevadas dos reguladores de crescimento produziram melhores resultados ao nível dos calibres. Quanto à qualidade dos frutos, pode-se constatar que os frutos em que não foi aplicado qualquer regulador de crescimento apresentaram valores mais baixos na textura e valores mais elevados de TSS e % de MS, o que indica que provavelmente atingiram uma maturação mais temporã. Estes valores podem resultar das plantas testemunha apresentarem em geral produtividades mais baixas e por isso menor competição por fotoassimilados. Apesar disso, os restantes parâmetros indicam que a qualidade do fruto não foi afetada pelos reguladores. Em suma, este estudo permite concluir que os reguladores de crescimento podem ser benéficos para o produtor, permitindo atingir melhores resultados económicos, sem afetar a qualidade final do fruto.​



Info Adicional:
A cultura da actinídia apresenta um elevado potencial de crescimento, visto ser uma cultura relativamente recente e com muita procura. Os mercados procuram principalmente os kiwis de maior calibre pois são os mais valorizados pelo consumidor. Uma vez que esta cultura é bastante dispendiosa, é importante para os produtores conseguirem obter frutos com calibres superiores e produtividades elevadas, de forma a conseguiram rentabilizar o investimento. Assim, com este estudo pretende-se verificar o efeito que os reguladores de crescimento podem ter no aumento do calibre e produtividade desta cultura, mas também o seu efeito na qualidade dos frutos. Para tal, procedeu-se à aplicação de dois reguladores de crescimento, o ácido (4-cloro-2-metilfenoxil) acético (MCPA) e o forclorfenurão, a três concentrações diferentes, recorrendo também a uma testemunha, onde não se aplica qualquer regulador de crescimento. Para acompanhar os frutos ao longo do desenvolvimento procedeu-se à determinação dos diâmetros desde do vingamento dos mesmos até à sua colheita. Após a colheita procedeu-se a avaliação do calibre dos frutos e da produtividade nos diferentes tratamentos e concentrações. Por último foram analisados em laboratório diferentes parâmetros para avaliar a qualidade dos frutos: biometria (diâmetros, peso e rácios), textura, parâmetros cromáticos, teor em sólidos solúveis (TSS), pH, % de MS, Vitamina C, fenólicos totais, atividade antioxidante, ácidos orgânicos, açúcares livres, pigmentos, carotenoides e luteína. Os resultados obtidos indicaram que os reguladores de crescimento conduziram a frutos de maior calibre e a produtividades mais elevadas, destacando-se o regulador de crescimento MCPA, que obteve os melhores resultados. Para além disso, verificou-se também que as concentrações mais elevadas dos reguladores de crescimento produziram melhores resultados ao nível dos calibres. Quanto à qualidade dos frutos, pode-se constatar que os frutos em que não foi aplicado qualquer regulador de crescimento apresentaram valores mais baixos na textura e valores mais elevados de TSS e % de MS, o que indica que provavelmente atingiram uma maturação mais temporã. Estes valores podem resultar das plantas testemunha apresentarem em geral produtividades mais baixas e por isso menor competição por fotoassimilados. Apesar disso, os restantes parâmetros indicam que a qualidade do fruto não foi afetada pelos reguladores. Em suma, este estudo permite concluir que os reguladores de crescimento podem ser benéficos para o produtor, permitindo atingir melhores resultados económicos, sem afetar a qualidade final do fruto.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo