RSS IP Beja Diversificação de estratégias e de materiais em atividades de expressão dramática / teatro, num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1.º Ciclo

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Breve resumo:
Title: Diversificação de estratégias e de materiais em atividades de expressão dramática / teatro, num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Feu, Laura Tomé de Magalhães
Abstract: O presente relatório adapta todo o trabalho desenvolvido durante os estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas II (Educação Pré-Escolar) e III (1.º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como temática Diversificação de Estratégias e de Materiais com a Expressão Dramática/Teatro, num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que pretendi investigar, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática / Teatro, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, através da recolha de dados e dos resultados alcançados, planifiquei um conjunto de atividades (sessões), no âmbito da área estudada, com o objetivo de proporcionar o enriquecimento de experiências dramáticas no grupo.
A Educação Artística deve ser encarada como uma das mais importantes áreas curriculares no sistema educativo, desde os primeiros anos. As disciplinas artísticas, incluindo o Teatro, a Música, a Dança, o Desenho e outras formas de Educação Artística, devem ocupar um lugar firme nos currículos normais das escolas, porque tanto quanto as outras disciplinas, são uma aprendizagem importante para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
A área da Expressão Dramática / Teatro permite à criança a oportunidade de interagir com a sua própria consciência, corpo e emoções, com o intuito de adquirir uma melhor perspetiva sobre o comportamento humano. É importante que entendam o mundo exterior, que sejam confiantes, criativas e comunicativas. Enquanto as crianças memorizam falas e aprendem a expressar-se fisicamente, adquirem competências que dificilmente conseguiriam desenvolver noutro contexto. O educador/professor pode introduzir a Expressão Dramática na sala de aula da forma mais simples, utilizando apenas, por exemplo, um conjunto de fantoches ou outras formas animadas. Ao assumir uma personagem em inúmeras situações, a criança ativa as imagens mentais que formaram os acontecimentos vividos no seu dia-a-dia. Ao realizar a atividade dramática em grande grupo, o educador/professor fomenta a comunicação e a interação entre as crianças, libertando algumas condicionantes, tais como o medo ou a timidez.
Desta forma, delimitei um estudo investigativo assente numa prática reflexiva, sendo que o método escolhido para o mesmo foi a investigação sobre a ação e para a ação. São inúmeras as definições adotadas para este conceito, contudo citarei a definição de McKerman (1998), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo reflexivo que caracteriza uma investigação numa determinada área problemática cuja prática se deseja aperfeiçoar ou aumentar a sua compreensão pessoal” (p. 20). Assim, o mesmo assenta numa articulação entre a teoria e as experiências, vividas ao longo de ambas as práticas decorridas e em contextos diferentes.​



Info Adicional:
Title: Diversificação de estratégias e de materiais em atividades de expressão dramática / teatro, num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1.º Ciclo do Ensino Básico Authors: Feu, Laura Tomé de Magalhães Abstract: O presente relatório adapta todo o trabalho desenvolvido durante os estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas II (Educação Pré-Escolar) e III (1.º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como temática Diversificação de Estratégias e de Materiais com a Expressão Dramática/Teatro, num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que pretendi investigar, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática / Teatro, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, através da recolha de dados e dos resultados alcançados, planifiquei um conjunto de atividades (sessões), no âmbito da área estudada, com o objetivo de proporcionar o enriquecimento de experiências dramáticas no grupo. A Educação Artística deve ser encarada como uma das mais importantes áreas curriculares no sistema educativo, desde os primeiros anos. As disciplinas artísticas, incluindo o Teatro, a Música, a Dança, o Desenho e outras formas de Educação Artística, devem ocupar um lugar firme nos currículos normais das escolas, porque tanto quanto as outras disciplinas, são uma aprendizagem importante para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. A área da Expressão Dramática / Teatro permite à criança a oportunidade de interagir com a sua própria consciência, corpo e emoções, com o intuito de adquirir uma melhor perspetiva sobre o comportamento humano. É importante que entendam o mundo exterior, que sejam confiantes, criativas e comunicativas. Enquanto as crianças memorizam falas e aprendem a expressar-se fisicamente, adquirem competências que dificilmente conseguiriam desenvolver noutro contexto. O educador/professor pode introduzir a Expressão Dramática na sala de aula da forma mais simples, utilizando apenas, por exemplo, um conjunto de fantoches ou outras formas animadas. Ao assumir uma personagem em inúmeras situações, a criança ativa as imagens mentais que formaram os acontecimentos vividos no seu dia-a-dia. Ao realizar a atividade dramática em grande grupo, o educador/professor fomenta a comunicação e a interação entre as crianças, libertando algumas condicionantes, tais como o medo ou a timidez. Desta forma, delimitei um estudo investigativo assente numa prática reflexiva, sendo que o método escolhido para o mesmo foi a investigação sobre a ação e para a ação. São inúmeras as definições adotadas para este conceito, contudo citarei a definição de McKerman (1998), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo reflexivo que caracteriza uma investigação numa determinada área problemática cuja prática se deseja aperfeiçoar ou aumentar a sua compreensão pessoal” (p. 20). Assim, o mesmo assenta numa articulação entre a teoria e as experiências, vividas ao longo de ambas as práticas decorridas e em contextos diferentes.



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