RSS Cientifico geral Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura e Escrita a nível do 1º ciclo do Ensino Básico: da intervenção à reflexão

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Breve resumo:
A presente investigação incidiu sobre o estudo acerca das práticas educativas dos professores do 1º ciclo do ensino básico que lidam ou lidaram, diariamente, com dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e na escrita. Assim, pareceu-nos fundamental explorar o conceito de dificuldade de aprendizagem, tecendo algumas possíveis definições respeitantes às competências específicas inerentes à aprendizagem inicial da leitura, nomeadamente o conhecimento e desenvolvimento fonológico, a linguagem e a sua relação com a leitura, os processos cognitivos implicados na mesma, além de uma abordagem acerca dos métodos e modelos de leitura. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas, através de um guião criado para o efeito. Realizámos cinco entrevistas a professores do ensino básico 1º ciclo, que permitiu explorar o(s) método(s) de ensino aplicado(s) em contexto de sala de aula, que obstáculos os professores encontram e quais as estratégias que utilizam para lidar com as dificuldades sentidas por parte dos alunos e ainda, se consideram que a escola de hoje está preparada para dar resposta a estas dificuldades. Para tal consideramos essencial recorrer aos diversos teóricos das áreas em questão, tais como Fonseca, Kirk, Sim-Sim, Morais, Cruz, Rebelo, Martins, entre outros. As nossas conclusões decorrem da análise dos resultados, esta sugerida pelas entrevistas realizadas, propondo-nos à reflexão sobre como os docentes problematizam a questão e enfrentam a dificuldade de ensinar a ler e escrever às crianças com necessidades educativas especiais.​



Info Adicional:
A presente investigação incidiu sobre o estudo acerca das práticas educativas dos professores do 1º ciclo do ensino básico que lidam ou lidaram, diariamente, com dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e na escrita. Assim, pareceu-nos fundamental explorar o conceito de dificuldade de aprendizagem, tecendo algumas possíveis definições respeitantes às competências específicas inerentes à aprendizagem inicial da leitura, nomeadamente o conhecimento e desenvolvimento fonológico, a linguagem e a sua relação com a leitura, os processos cognitivos implicados na mesma, além de uma abordagem acerca dos métodos e modelos de leitura. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas, através de um guião criado para o efeito. Realizámos cinco entrevistas a professores do ensino básico 1º ciclo, que permitiu explorar o(s) método(s) de ensino aplicado(s) em contexto de sala de aula, que obstáculos os professores encontram e quais as estratégias que utilizam para lidar com as dificuldades sentidas por parte dos alunos e ainda, se consideram que a escola de hoje está preparada para dar resposta a estas dificuldades. Para tal consideramos essencial recorrer aos diversos teóricos das áreas em questão, tais como Fonseca, Kirk, Sim-Sim, Morais, Cruz, Rebelo, Martins, entre outros. As nossas conclusões decorrem da análise dos resultados, esta sugerida pelas entrevistas realizadas, propondo-nos à reflexão sobre como os docentes problematizam a questão e enfrentam a dificuldade de ensinar a ler e escrever às crianças com necessidades educativas especiais.



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