RSS Uni. Aberta Determinantes do índice de transparência municipal em Portugal (2013 a 2017)

  • Criador do tópico Martinho, Carla, Santos, Paula Gomes dos
  • Start date
M

Martinho, Carla, Santos, Paula Gomes dos

Guest
Breve resumo:
Título: Determinantes do índice de transparência municipal em Portugal (2013 a 2017)
Autor: Martinho, Carla; Santos, Paula Gomes dos; Escaninha, Mariana; Pinho, Carlos
Resumo: A transparência assenta na disponibilização de informação sobre a gestão, sendo imprescindível a uma boa governação pública. Dada a divulgação do Índice de Transparência Municipal (ITM) relativo aos anos de 2013 a 2017, a presente investigação tem como objetivo estudar as determinantes que influenciam este índice, naquele período.
Para a realização do estudo utilizaram-se dados dos 308 municípios portugueses, sendo o valor do ITM a variável que se pretende explicar. Para a respetiva análise, recorreu-se à análise estatística via modelos de regressão linear múltipla com dados em painel.
Como principal conclusão da investigação realizada retira-se que as variáveis despesa efetiva per capita, taxa de população idosa e percentagem de abstenção, demonstraram ser determinantes do índice de transparência municipal para os anos em análise.
O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento no âmbito da transparência dos governos locais em Portugal.​



Info Adicional:
Título: Determinantes do índice de transparência municipal em Portugal (2013 a 2017) Autor: Martinho, Carla; Santos, Paula Gomes dos; Escaninha, Mariana; Pinho, Carlos Resumo: A transparência assenta na disponibilização de informação sobre a gestão, sendo imprescindível a uma boa governação pública. Dada a divulgação do Índice de Transparência Municipal (ITM) relativo aos anos de 2013 a 2017, a presente investigação tem como objetivo estudar as determinantes que influenciam este índice, naquele período. Para a realização do estudo utilizaram-se dados dos 308 municípios portugueses, sendo o valor do ITM a variável que se pretende explicar. Para a respetiva análise, recorreu-se à análise estatística via modelos de regressão linear múltipla com dados em painel. Como principal conclusão da investigação realizada retira-se que as variáveis despesa efetiva per capita, taxa de população idosa e percentagem de abstenção, demonstraram ser determinantes do índice de transparência municipal para os anos em análise. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento no âmbito da transparência dos governos locais em Portugal.



Autor:
Martinho, Carla, Santos, Paula Gomes dos, Escaninha, Mariana, Pinho, Carlos



Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo