RSS Cientifico geral Detailed design of a class I UAV for maritime surveillance

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
Esta tese destina-se ao design estrutural em materiais compósitos de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de classe I para vigilância marítima. A intenção de expandir o uso de VANTs pela Força Aérea Portuguesa (FAP), na ampla área de jurisdição portuguesa e nas operações internacionais, motivou a necessidade de desenvolver uma nova plataforma capaz de cumprir todos os requisitos operacionais e tecnológicos. A presente tese começa pela definição dos sistemas a bordo necessários para a aeronave, nomeadamente a carga útil, aviónicos e propulsão. O design estrutural ao nível conceptual e preliminar envolveu o planeamento da disposição geral da aeronave para atingir uma margem estática longitudinal válida e a determinação do envelope de voo com rajada para determinar o factor de carga da aeronave. Este parâmetro vai definir a caracterização das forças aerodinâmicas e inérciais para a manobra crítica de voo. O projecto detalhado da aeronave foi realizado através de modelação em Desenho Assistido por Computador (CAD) com o objetivo de minimizer o peso estrutural. O design foi confirmado por uma análise numérica de tensões através de uma Análise de Elementos Finitos (FEA) e foi alcançada convergência para os valores obtidos de tensão e de deslocamento. O design desenvolvido é capaz de suportar a condição de carga crítica sem falha estrutural. A configuração da aeronave com todos os sistemas a bordo apresenta um peso dentro dos limites para a respectiva classe e uma autonomia de oito horas para operações de vigilância marítima. O design desenvolvido pode apresentar outras configurações, e tem uma autonomia máxima de doze horas.​



Info Adicional:
Esta tese destina-se ao design estrutural em materiais compósitos de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de classe I para vigilância marítima. A intenção de expandir o uso de VANTs pela Força Aérea Portuguesa (FAP), na ampla área de jurisdição portuguesa e nas operações internacionais, motivou a necessidade de desenvolver uma nova plataforma capaz de cumprir todos os requisitos operacionais e tecnológicos. A presente tese começa pela definição dos sistemas a bordo necessários para a aeronave, nomeadamente a carga útil, aviónicos e propulsão. O design estrutural ao nível conceptual e preliminar envolveu o planeamento da disposição geral da aeronave para atingir uma margem estática longitudinal válida e a determinação do envelope de voo com rajada para determinar o factor de carga da aeronave. Este parâmetro vai definir a caracterização das forças aerodinâmicas e inérciais para a manobra crítica de voo. O projecto detalhado da aeronave foi realizado através de modelação em Desenho Assistido por Computador (CAD) com o objetivo de minimizer o peso estrutural. O design foi confirmado por uma análise numérica de tensões através de uma Análise de Elementos Finitos (FEA) e foi alcançada convergência para os valores obtidos de tensão e de deslocamento. O design desenvolvido é capaz de suportar a condição de carga crítica sem falha estrutural. A configuração da aeronave com todos os sistemas a bordo apresenta um peso dentro dos limites para a respectiva classe e uma autonomia de oito horas para operações de vigilância marítima. O design desenvolvido pode apresentar outras configurações, e tem uma autonomia máxima de doze horas.



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