RCAAP - RSS GERAL Desenvolvimento e aprendizagem: precisão da informação de retorno sobre o resultado na aprendizagem

  • Criador do tópico RCAAP - RSS GERAL
  • Start date
RSS do site RCAAP - RSS GERAL
R

RCAAP - RSS GERAL

Guest
Breve resumo:
Foram analisados os efeitos da precisão da informação de retorno sobre o resultado (IRR) ou conhecimento de resultados em crianças, com diferentes níveis de desenvolvimento (8 e 11 anos), na aprendizagem de uma habilidade motora, que consistia em lançar um disco metálico a deslizar numa mesa para acertar num alvo. Participaram, voluntariamente, 40 crianças, com 8,96+1,05 anos de idade e 40 crianças, com 11,26+0,75 anos de idade, sem experiência prévia na tarefa. Foram organizados quatro grupos experimentais, sendo manipulada a variável IRR, nos 60 ensaios da aquisição: grupos de pouca precisão de IRR (GPP8 e GPP11) e grupos de muita precisão de IRR (GMP8 e GMP11). Cada grupo fez ainda 30 ensaios, sem IRR (10 por teste): transfer imediato, retenção e transfer a uma semana. Usou-se o erro absoluto (EA) como variável dependente, sendo calculados blocos de 5 ensaios cada. A comparação do nível de desempenho nos diferentes blocos de ensaio com os quatro grupos experimentais, em cada uma das quatro fases, foi efetuada usando a ANOVA two-way. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, apesar do GMP11 apresentar melhores resultados na fase de aquisição. Os resultados permitem concluir que o efeito do aumento da precisão de IRR não se manifestou positivo na performance (aquisição) e aprendizagem (retenção e transfer) motora da tarefa por crianças com níveis de desenvolvimento distintas e submetidas a diferentes níveis de precisão de IRR.​



Info Adicional:
Foram analisados os efeitos da precisão da informação de retorno sobre o resultado (IRR) ou conhecimento de resultados em crianças, com diferentes níveis de desenvolvimento (8 e 11 anos), na aprendizagem de uma habilidade motora, que consistia em lançar um disco metálico a deslizar numa mesa para acertar num alvo. Participaram, voluntariamente, 40 crianças, com 8,96+1,05 anos de idade e 40 crianças, com 11,26+0,75 anos de idade, sem experiência prévia na tarefa. Foram organizados quatro grupos experimentais, sendo manipulada a variável IRR, nos 60 ensaios da aquisição: grupos de pouca precisão de IRR (GPP8 e GPP11) e grupos de muita precisão de IRR (GMP8 e GMP11). Cada grupo fez ainda 30 ensaios, sem IRR (10 por teste): transfer imediato, retenção e transfer a uma semana. Usou-se o erro absoluto (EA) como variável dependente, sendo calculados blocos de 5 ensaios cada. A comparação do nível de desempenho nos diferentes blocos de ensaio com os quatro grupos experimentais, em cada uma das quatro fases, foi efetuada usando a ANOVA two-way. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, apesar do GMP11 apresentar melhores resultados na fase de aquisição. Os resultados permitem concluir que o efeito do aumento da precisão de IRR não se manifestou positivo na performance (aquisição) e aprendizagem (retenção e transfer) motora da tarefa por crianças com níveis de desenvolvimento distintas e submetidas a diferentes níveis de precisão de IRR.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo