RSS Cientifico geral Desenvolvimento de uma estratégia de marketing para o Complexo Desportivo Municipal da Abóboda

  • Criador do tópico RCAAP Rss Feeder
  • Start date
R

RCAAP Rss Feeder

Guest
Breve resumo:
O actual projecto de tese advém de uma conversa com o Director do Complexo Desportivo Municipal da Abóboda (CDMA), de onde surgiu o desafio de desenvolver um plano de acções no âmbito do Marketing Empresarial que permitisse ao Complexo a retenção e alcance de novos utilizadores. O mercado de fitness em Portugal tem sofrido diversas alterações nos últimos anos, sendo actualmente um mercado competitivo, que exige cada vez mais um esforço por parte dos gestores das academias para o desenvolvimento de estratégias de marketing e capacidades adaptativas que permitam a estes antecipar-se às mudanças e tornarem-se mais resilientes diante a crescente volatilidade do mercado. Como tal foi realizada uma análise às envolventes interna e externa associadas ao Complexo por forma a evidenciar os pontos fortes e fracos da academia, bem como as oportunidades e ameaças do mercado que permitissem conhecer o negócio, identificar os factores criticos de sucesso e detectar um conjunto de directrizes estratégicas adequadas ao contexto do CDMA. Foram igualmente realizados estudos de benchmark e aplicadas pesquisas tanto quantitativas como qualitativas através de três questionários, e diversas reuniões e entrevistas com os responsáveis da Cascais Envolvente. Desta forma é desenvolvida e apresentada uma proposta para a criação de uma estratégia de marketing adequada à realidade do CDMA, que sugere a reformulação de diversas vertentes do marketing mix (Serviço, Distribuição, Preço, Comunicação, Processos, Pessoas e Evidências Físicas) através de um plano de acções que vão de encontro aos objectivos da organização de reter e angariar novos clientes e que visam uma maior competitividade e capacidade de resposta por parte da academia. O projecto termina com a apresentação da Demonstração Financeira Previsional referente ao plano de acções proposto, procurando evidenciar a sua viabilidade económica.​



Info Adicional:
O actual projecto de tese advém de uma conversa com o Director do Complexo Desportivo Municipal da Abóboda (CDMA), de onde surgiu o desafio de desenvolver um plano de acções no âmbito do Marketing Empresarial que permitisse ao Complexo a retenção e alcance de novos utilizadores. O mercado de fitness em Portugal tem sofrido diversas alterações nos últimos anos, sendo actualmente um mercado competitivo, que exige cada vez mais um esforço por parte dos gestores das academias para o desenvolvimento de estratégias de marketing e capacidades adaptativas que permitam a estes antecipar-se às mudanças e tornarem-se mais resilientes diante a crescente volatilidade do mercado. Como tal foi realizada uma análise às envolventes interna e externa associadas ao Complexo por forma a evidenciar os pontos fortes e fracos da academia, bem como as oportunidades e ameaças do mercado que permitissem conhecer o negócio, identificar os factores criticos de sucesso e detectar um conjunto de directrizes estratégicas adequadas ao contexto do CDMA. Foram igualmente realizados estudos de benchmark e aplicadas pesquisas tanto quantitativas como qualitativas através de três questionários, e diversas reuniões e entrevistas com os responsáveis da Cascais Envolvente. Desta forma é desenvolvida e apresentada uma proposta para a criação de uma estratégia de marketing adequada à realidade do CDMA, que sugere a reformulação de diversas vertentes do marketing mix (Serviço, Distribuição, Preço, Comunicação, Processos, Pessoas e Evidências Físicas) através de um plano de acções que vão de encontro aos objectivos da organização de reter e angariar novos clientes e que visam uma maior competitividade e capacidade de resposta por parte da academia. O projecto termina com a apresentação da Demonstração Financeira Previsional referente ao plano de acções proposto, procurando evidenciar a sua viabilidade económica.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo