RSS Cientifico geral Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música

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Breve resumo:
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.​



Info Adicional:
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.



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