RSS IP Beja COVID-19, institucionalização e qualidade de vida do idoso

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: COVID-19, institucionalização e qualidade de vida do idoso
Authors: Campaniço, Ana Sofia Santos
Abstract: O contexto de pandemia em que estamos a viver foi inesperado e teve um impacto importante na vida das pessoas, em particular nas pessoas mais velhas. Os idosos viram-se obrigados a adiar os seus encontros com a família, a delongar o beijo mais desejado e o abraço mais aconchegante. Mas, tudo isto não invalida que as relações familiares não se mantenham à distância de um telemóvel, de um tablet ou até mesmo de uma janela. Para que os efeitos da pandemia sejam colmatados da melhor forma e que não perturbem a saúde dos idosos, nomeadamente a níveis mentais.
O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo compreender quais os fatores psicossociais que influenciam a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Com base na pesquisa bibliográfica efetuada, abordaram-se conceitos, tais como: o Envelhecimento Ativo e com Saúde, a Institucionalização do Idoso, a Qualidade de Vida, as Relações Familiares do Idoso Institucionalizado e o Impacto da COVID-19 nos Idosos Institucionalizados.
Esta investigação baseou-se numa metodologia qualiquantitativa. Contou com a colaboração dos utentes do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, de Vila Verde de Ficalho. Os principais resultados do nosso estudo apontam no sentido de a pandemia ter causado um impacto significativo na qualidade de vida dos idosos. A ausência da presença ativa da família e a inibição de liberdade foram as dimensões mais afetadas durante todo o período pandémico. Contudo, apesar de todos os factos mencionados, os idosos do Centro Social continuam a ter uma boa qualidade de vida, fruto da boa relação que estabelecem com a família e com a comunidade, em geral, e por estarem satisfeitos com a institucionalização. No que diz respeito à proposta do Projeto de Intervenção, esta tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos idosos institucionalizados no Centro Social.​



Info Adicional:
Title: COVID-19, institucionalização e qualidade de vida do idoso Authors: Campaniço, Ana Sofia Santos Abstract: O contexto de pandemia em que estamos a viver foi inesperado e teve um impacto importante na vida das pessoas, em particular nas pessoas mais velhas. Os idosos viram-se obrigados a adiar os seus encontros com a família, a delongar o beijo mais desejado e o abraço mais aconchegante. Mas, tudo isto não invalida que as relações familiares não se mantenham à distância de um telemóvel, de um tablet ou até mesmo de uma janela. Para que os efeitos da pandemia sejam colmatados da melhor forma e que não perturbem a saúde dos idosos, nomeadamente a níveis mentais. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo compreender quais os fatores psicossociais que influenciam a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Com base na pesquisa bibliográfica efetuada, abordaram-se conceitos, tais como: o Envelhecimento Ativo e com Saúde, a Institucionalização do Idoso, a Qualidade de Vida, as Relações Familiares do Idoso Institucionalizado e o Impacto da COVID-19 nos Idosos Institucionalizados. Esta investigação baseou-se numa metodologia qualiquantitativa. Contou com a colaboração dos utentes do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, de Vila Verde de Ficalho. Os principais resultados do nosso estudo apontam no sentido de a pandemia ter causado um impacto significativo na qualidade de vida dos idosos. A ausência da presença ativa da família e a inibição de liberdade foram as dimensões mais afetadas durante todo o período pandémico. Contudo, apesar de todos os factos mencionados, os idosos do Centro Social continuam a ter uma boa qualidade de vida, fruto da boa relação que estabelecem com a família e com a comunidade, em geral, e por estarem satisfeitos com a institucionalização. No que diz respeito à proposta do Projeto de Intervenção, esta tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos idosos institucionalizados no Centro Social.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo