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Pereira, João Pedro Silva
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Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Pereira, João Pedro Silva
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Título: Contributos da Biblioterapia para as bibliotecas escolares
Autor: Pereira, João Pedro Silva
Resumo: O presente trabalho retoma essa necessária relação entre a pessoa e o livro como um encaminhamento para o bem-estar individual e, subsequentemente, coletivo, observando-se que ambos são já uma urgência existencial que implica pensar o ato de ler para lá de uma conveniência cultural ou de um consenso educativo rotineiro.
A biblioterapia do desenvolvimento possibilita o encadeamento entre o que se acabou de referir e uma das inquietações com que a sociedade, em geral, e a escola, em particular, se deparam: a promoção da leitura. Esta, pelo seu tempo próprio de um modo próprio de ser no tempo, necessita que seja enfatizada essa relação benfazeja entre o leitor e os sentimentos, sustentada por uma metodologia que faz da empatia um processo que possibilita o compartilhamento de vivências e o questionamento da nossa presença no mundo, libertando-o da intencionalidade frívola que faz das emoções mais um qualquer produto transacionável.
Seguindo, metodologicamente, uma investigação de cariz qualitativo, procedeu-se, por um lado, a uma revisão comentada da literatura que permitiu a construção de um universo de referência representativo da reflexão sobre a temática desenvolvida e criou-se, por outro, uma dimensão multidisciplinar que possibilitou estabelecer diálogos entre as diversas áreas do saber, solicitando um maior contributo por parte da neurociência, porquanto as investigações feitas neste campo se afiguraram como promissoras para o entendimento das considerações anteriormente apresentadas.
Não considerando que a biblioterapia seja a panaceia, a Pedra da Roseta que é imperioso revelar, ela cria as condições para um encontro entre os livros e os leitores, deixando que a liberdade, a amizade, a reflexão, a imaginação, a felicidade e o cuidado para com o próximo façam da escola, da biblioteca e do mundo o que sempre gostamos de sonhar.; The present work takes up this necessary relationship between an individual and a book as a path towards a personal and, subsequently, collective well-being, in both there is an existential urgency that implicates thinking about the act of reading beyond cultural convenience or routine educational consensus.
Developmental bibliotherapy makes it possible to link what have been just mentioned to the uneasiness that society, in general, and schools, in particular, face: to encourage reading. This, due to its own time and its own way of being in time, requires that this beneficial relationship between the reader and his feelings be emphasized,
supported by a methodology that makes empathy a process that enables the sharing of experiences and the questioning of our presence in the world, freeing it from the frivolous intentionality that makes emotions just another tradable product.
Following, methodologically, a qualitative investigation, on the one hand, a commented review of the literature was adopted, which allowed the construction of a universe of reference representative of the reflection on the theme developed and, on the other, a multidisciplinary dimension that made it possible to establish dialogues between the different areas of knowledge, requesting a greater contribution from neuroscience, as the investigations carried out in this field appeared to be promising for understanding the considerations previously presented.
Bibliotherapy is not considered the panacea, nor the Rosetta Stone that must be revealed, it creates conditions for an encounter between books and readers, allowing freedom, friendship, reflection, imagination, happiness and caring for others, making school, the library, and the world what we always dreamed of.
Autor: Pereira, João Pedro Silva
Resumo: O presente trabalho retoma essa necessária relação entre a pessoa e o livro como um encaminhamento para o bem-estar individual e, subsequentemente, coletivo, observando-se que ambos são já uma urgência existencial que implica pensar o ato de ler para lá de uma conveniência cultural ou de um consenso educativo rotineiro.
A biblioterapia do desenvolvimento possibilita o encadeamento entre o que se acabou de referir e uma das inquietações com que a sociedade, em geral, e a escola, em particular, se deparam: a promoção da leitura. Esta, pelo seu tempo próprio de um modo próprio de ser no tempo, necessita que seja enfatizada essa relação benfazeja entre o leitor e os sentimentos, sustentada por uma metodologia que faz da empatia um processo que possibilita o compartilhamento de vivências e o questionamento da nossa presença no mundo, libertando-o da intencionalidade frívola que faz das emoções mais um qualquer produto transacionável.
Seguindo, metodologicamente, uma investigação de cariz qualitativo, procedeu-se, por um lado, a uma revisão comentada da literatura que permitiu a construção de um universo de referência representativo da reflexão sobre a temática desenvolvida e criou-se, por outro, uma dimensão multidisciplinar que possibilitou estabelecer diálogos entre as diversas áreas do saber, solicitando um maior contributo por parte da neurociência, porquanto as investigações feitas neste campo se afiguraram como promissoras para o entendimento das considerações anteriormente apresentadas.
Não considerando que a biblioterapia seja a panaceia, a Pedra da Roseta que é imperioso revelar, ela cria as condições para um encontro entre os livros e os leitores, deixando que a liberdade, a amizade, a reflexão, a imaginação, a felicidade e o cuidado para com o próximo façam da escola, da biblioteca e do mundo o que sempre gostamos de sonhar.; The present work takes up this necessary relationship between an individual and a book as a path towards a personal and, subsequently, collective well-being, in both there is an existential urgency that implicates thinking about the act of reading beyond cultural convenience or routine educational consensus.
Developmental bibliotherapy makes it possible to link what have been just mentioned to the uneasiness that society, in general, and schools, in particular, face: to encourage reading. This, due to its own time and its own way of being in time, requires that this beneficial relationship between the reader and his feelings be emphasized,
supported by a methodology that makes empathy a process that enables the sharing of experiences and the questioning of our presence in the world, freeing it from the frivolous intentionality that makes emotions just another tradable product.
Following, methodologically, a qualitative investigation, on the one hand, a commented review of the literature was adopted, which allowed the construction of a universe of reference representative of the reflection on the theme developed and, on the other, a multidisciplinary dimension that made it possible to establish dialogues between the different areas of knowledge, requesting a greater contribution from neuroscience, as the investigations carried out in this field appeared to be promising for understanding the considerations previously presented.
Bibliotherapy is not considered the panacea, nor the Rosetta Stone that must be revealed, it creates conditions for an encounter between books and readers, allowing freedom, friendship, reflection, imagination, happiness and caring for others, making school, the library, and the world what we always dreamed of.
Info Adicional:
Título: Contributos da Biblioterapia para as bibliotecas escolares Autor: Pereira, João Pedro Silva Resumo: O presente trabalho retoma essa necessária relação entre a pessoa e o livro como um encaminhamento para o bem-estar individual e, subsequentemente, coletivo, observando-se que ambos são já uma urgência existencial que implica pensar o ato de ler para lá de uma conveniência cultural ou de um consenso educativo rotineiro. A biblioterapia do desenvolvimento possibilita o encadeamento entre o que se acabou de referir e uma das inquietações com que a sociedade, em geral, e a escola, em particular, se deparam: a promoção da leitura. Esta, pelo seu tempo próprio de um modo próprio de ser no tempo, necessita que seja enfatizada essa relação benfazeja entre o leitor e os sentimentos, sustentada por uma metodologia que faz da empatia um processo que possibilita o compartilhamento de vivências e o questionamento da nossa presença no mundo, libertando-o da intencionalidade frívola que faz das emoções mais um qualquer produto transacionável. Seguindo, metodologicamente, uma investigação de cariz qualitativo, procedeu-se, por um lado, a uma revisão comentada da literatura que permitiu a construção de um universo de referência representativo da reflexão sobre a temática desenvolvida e criou-se, por outro, uma dimensão multidisciplinar que possibilitou estabelecer diálogos entre as diversas áreas do saber, solicitando um maior contributo por parte da neurociência, porquanto as investigações feitas neste campo se afiguraram como promissoras para o entendimento das considerações anteriormente apresentadas. Não considerando que a biblioterapia seja a panaceia, a Pedra da Roseta que é imperioso revelar, ela cria as condições para um encontro entre os livros e os leitores, deixando que a liberdade, a amizade, a reflexão, a imaginação, a felicidade e o cuidado para com o próximo façam da escola, da biblioteca e do mundo o que sempre gostamos de sonhar.; The present work takes up this necessary relationship between an individual and a book as a path towards a personal and, subsequently, collective well-being, in both there is an existential urgency that implicates thinking about the act of reading beyond cultural convenience or routine educational consensus. Developmental bibliotherapy makes it possible to link what have been just mentioned to the uneasiness that society, in general, and schools, in particular, face: to encourage reading. This, due to its own time and its own way of being in time, requires that this beneficial relationship between the reader and his feelings be emphasized, supported by a methodology that makes empathy a process that enables the sharing of experiences and the questioning of our presence in the world, freeing it from the frivolous intentionality that makes emotions just another tradable product. Following, methodologically, a qualitative investigation, on the one hand, a commented review of the literature was adopted, which allowed the construction of a universe of reference representative of the reflection on the theme developed and, on the other, a multidisciplinary dimension that made it possible to establish dialogues between the different areas of knowledge, requesting a greater contribution from neuroscience, as the investigations carried out in this field appeared to be promising for understanding the considerations previously presented. Bibliotherapy is not considered the panacea, nor the Rosetta Stone that must be revealed, it creates conditions for an encounter between books and readers, allowing freedom, friendship, reflection, imagination, happiness and caring for others, making school, the library, and the world what we always dreamed of.
Autor:
Pereira, João Pedro Silva
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