RSS Cientifico geral Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos e práticas na gestão e resolução de conflitos

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Breve resumo:
O relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho organiza-se em duas partes. A primeira parte contempla a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte deste relatório apresenta-se um estudo empírico, subordinado ao tema Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: Processos e práticas na gestão e resolução de conflitos. Este estudo tem como finalidade estudar os processos de gestão e de resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. Para a realização do mesmo foram identificados os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar a conceção da Orientadora Cooperante sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; (ii) Caracterizar a conceção dos alunos sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; e (iii) Descrever o processo de gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa e as técnicas de recolha de dados mobilizadas consistiram na observação não participante; entrevista semiestruturada; focus group; análise documental e notas de campo. Em conformidade, os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo possibilitaram identificar as semelhanças e as diferenças relativas às conceções dos alunos e da Orientadora Cooperante sobre o papel do Conselho de Cooperação Educativa na gestão de conflitos do grupo e descrever os processos de gestão e resolução dos mesmos, neste Conselho de Cooperação, identificando o local de ocorrência dos conflitos, a sua natureza e formas de resolução.​



Info Adicional:
O relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho organiza-se em duas partes. A primeira parte contempla a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte deste relatório apresenta-se um estudo empírico, subordinado ao tema Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: Processos e práticas na gestão e resolução de conflitos. Este estudo tem como finalidade estudar os processos de gestão e de resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. Para a realização do mesmo foram identificados os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar a conceção da Orientadora Cooperante sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; (ii) Caracterizar a conceção dos alunos sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; e (iii) Descrever o processo de gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa e as técnicas de recolha de dados mobilizadas consistiram na observação não participante; entrevista semiestruturada; focus group; análise documental e notas de campo. Em conformidade, os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo possibilitaram identificar as semelhanças e as diferenças relativas às conceções dos alunos e da Orientadora Cooperante sobre o papel do Conselho de Cooperação Educativa na gestão de conflitos do grupo e descrever os processos de gestão e resolução dos mesmos, neste Conselho de Cooperação, identificando o local de ocorrência dos conflitos, a sua natureza e formas de resolução.



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