Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de C

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Breve resumo:
O Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.​



Info Adicional:
O Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.



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