RSS Cientifico geral Competência comunicativa oral e competência social no ensino básico: contributos da investigação para a inovação educacional

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Breve resumo:
A expressão oral, enquanto competência comunicativa, tem sido um domínio descurado na avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino básico, contrariamente ao que acontece no ensino secundário. A ausência de um elevado nível de exigência, provavelmente relacionada com a dificuldade dos professores em avaliar esta competência, repercute-se no desempenho dos alunos, que revelam dificuldades ao nível da interação e comunicação oral. Estas competências deverão ser desenvolvidas em concomitância com a leitura, compreensão e expressão escrita e conhecimento explícito da Língua, numa perspetiva de avaliação formativa contínua, assente em estratégias pedagógicodidáticas ativas que fomentem o desenvolvimento destas competências. Aliada à competência comunicativa, surge a competência social, que pode ser entendida como a capacidade de alcançar resultados socialmente relevantes a partir da interação com os outros (Gresham, 1986; Gresham & Elliott, 1990, 2008; Spence, 2003; Gresham, Elliott, Vance & Cook, 2011). As habilidades associadas à competência social tornam-se necessárias em diferentes contextos, sendo influenciadas por um vasto leque de fatores - cognitivos, emocionais e comportamentais -, que se tornam determinantes para obter uma resposta eficaz por parte dos interlocutores. Estes fatores devem ser considerados na avaliação e no aperfeiçoamento deste domínio. O presente estudo pretende analisar as relações entre a competência comunicativa oral, a competência social e a realização escolar, no ensino básico. Participaram neste estudo 82 alunos do 3º ciclo do ensino básico, pertencentes ao 7º e 9º ano de escolaridade. Com vista à avaliação da competência comunicativa oral, foi elaborada uma Grelha de Registo de Observação da Expressão Oral (COOR). A competência social foi avaliada com a escala de avaliação Social Skills Questionnaire (SSQ) (Mota, Matos & Lemos, 2011), versão portuguesa para alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, integrada no Social Skills Rating System (SSRS) de Gresham e Elliot (1990). A informação recolhida permitiu avaliar a fiabilidade da cotação da grelha. Os dados dos alunos do 7º e 9º ano ao nível da competência comunicativa oral, da competência social e da realização escolar (especificamente na disciplina de Língua Portuguesa) foram descritos e a sua relação foi analisada. Verificou-se que a grelha COOR apresenta boas características de fiabilidade, especialmente considerando o domínio de competência verbal, paraverbal e global. A competência comunicativa oral não difere significativamente entre o início e o fim do 3º ciclo do ensino básico, mas surge associada à frequência de comportamentos de autocontrolo e valorização da empatia e autocontrolo. Os alunos com melhor realização escolar revelam melhor competência comunicativa, são mais cooperantes e valorizam mais a cooperação e a empatia. Em síntese, a clareza, coerência, eficácia e adequação da comunicação ao contexto são essenciais no percurso escolar e desenvolvimento humano, estando associadas à competência de comunicação verbal, paraverbal e não-verbal. Deste modo, a comunicação oral e a competência social devem ser adquiridas e treinadas em sala de aula, a par das outras competências.​



Info Adicional:
A expressão oral, enquanto competência comunicativa, tem sido um domínio descurado na avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino básico, contrariamente ao que acontece no ensino secundário. A ausência de um elevado nível de exigência, provavelmente relacionada com a dificuldade dos professores em avaliar esta competência, repercute-se no desempenho dos alunos, que revelam dificuldades ao nível da interação e comunicação oral. Estas competências deverão ser desenvolvidas em concomitância com a leitura, compreensão e expressão escrita e conhecimento explícito da Língua, numa perspetiva de avaliação formativa contínua, assente em estratégias pedagógicodidáticas ativas que fomentem o desenvolvimento destas competências. Aliada à competência comunicativa, surge a competência social, que pode ser entendida como a capacidade de alcançar resultados socialmente relevantes a partir da interação com os outros (Gresham, 1986; Gresham & Elliott, 1990, 2008; Spence, 2003; Gresham, Elliott, Vance & Cook, 2011). As habilidades associadas à competência social tornam-se necessárias em diferentes contextos, sendo influenciadas por um vasto leque de fatores - cognitivos, emocionais e comportamentais -, que se tornam determinantes para obter uma resposta eficaz por parte dos interlocutores. Estes fatores devem ser considerados na avaliação e no aperfeiçoamento deste domínio. O presente estudo pretende analisar as relações entre a competência comunicativa oral, a competência social e a realização escolar, no ensino básico. Participaram neste estudo 82 alunos do 3º ciclo do ensino básico, pertencentes ao 7º e 9º ano de escolaridade. Com vista à avaliação da competência comunicativa oral, foi elaborada uma Grelha de Registo de Observação da Expressão Oral (COOR). A competência social foi avaliada com a escala de avaliação Social Skills Questionnaire (SSQ) (Mota, Matos & Lemos, 2011), versão portuguesa para alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, integrada no Social Skills Rating System (SSRS) de Gresham e Elliot (1990). A informação recolhida permitiu avaliar a fiabilidade da cotação da grelha. Os dados dos alunos do 7º e 9º ano ao nível da competência comunicativa oral, da competência social e da realização escolar (especificamente na disciplina de Língua Portuguesa) foram descritos e a sua relação foi analisada. Verificou-se que a grelha COOR apresenta boas características de fiabilidade, especialmente considerando o domínio de competência verbal, paraverbal e global. A competência comunicativa oral não difere significativamente entre o início e o fim do 3º ciclo do ensino básico, mas surge associada à frequência de comportamentos de autocontrolo e valorização da empatia e autocontrolo. Os alunos com melhor realização escolar revelam melhor competência comunicativa, são mais cooperantes e valorizam mais a cooperação e a empatia. Em síntese, a clareza, coerência, eficácia e adequação da comunicação ao contexto são essenciais no percurso escolar e desenvolvimento humano, estando associadas à competência de comunicação verbal, paraverbal e não-verbal. Deste modo, a comunicação oral e a competência social devem ser adquiridas e treinadas em sala de aula, a par das outras competências.



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