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Silva, Carlos António Lopes Pais e

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Breve resumo:
Título: Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19
Autor: Silva, Carlos António Lopes Pais e
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo identificar as características da Complexidade associadas à ação das lideranças escolares.
Foi utilizado o quadro teórico da Teoria da Complexidade que é caracterizado por uma visão sistémica, pela noção de que existem fortes ligações e interdependências entre elementos, em que os resultados constituem novos pontos de partida e cada sistema constitui uma parte de outro sistema mais vasto. A Complexidade ajuda a compreender que, embora as relações entre os elementos possam ser simples, através de processos iterativos, algo novo e extremamente complexo pode emergir num curto período de tempo dando origem à
imprevisibilidade e turbulência.
Um destes momentos, que ocorreu como resultado do encerramento das escolas em 16 de março de 2020 como medida preventiva para a pandemia de Covid-19, foi selecionado como o foco para explorar as perceções dos líderes escolares. Na época, as escolas continuaram o seu trabalho educativo com os meios ao seu alcance e enfrentaram grandes desafios. Este período merece uma reflexão e análise aprofundadas.
O processo de investigação seguiu o paradigma qualitativo assente no estudo de casos. Foram realizadas entrevistas a líderes escolares (diretores de agrupamento de escolas e coordenadores de diretores de turma) de quatro agrupamentos de escolas de concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões.
Os resultados mostram que as características da Complexidade estão presentes no processo estudado o que se considera demonstrar a validade da matriz interpretativa da Teoria da Complexidade.
A partir dos relatos obtidos, esta investigação permitiu realizar a descrição do que aconteceu durante este período construindo, assim, um registo do processo, dinâmicas e constrangimentos encontrados.; The main purpose of this research is to identify the complexity´s features associated
with the actions of school leaders.
Complexity theory was used as a theoretical framework, which is characterized by a
systemic view, by the idea that strong connections and interdependencies between elements
do exist, where results become new starting points and each system is part of a wider system.
Complexity helps to understand that, although relationships between elements can be simple,
through iterative processes something new and extremely complex can emerge in a short
period of time, giving rise to unpredictability and turbulence.
One of these moments, happened when schools had to close, on 16th March 2020, as
a preventive measure for the Covid-19 pandemic, that moment was selected as the focus to
explore the perceptions of school leaders. During this period of time schools continued their
educative work with the means available and faced great challenges. This period deserves
an in-depth reflection and analysis.
This research followed a qualitative framework based on case studies. School leaders
(headmasters of schools, class director coordinators) of four schools in Viseu Dão-Lafões’
Intermunicipal Community were interviewed.
The results show that the characteristics of complexity are present in the studied
process, which is considered to demonstrate the validity of Complexity Theory as an
interpretative framework.
Based on the collected reports from the interviews, this investigation allowed us to
describe what happened during this period, thus building a record of the process, dynamics
and constraints found.​



Info Adicional:
Título: Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19 Autor: Silva, Carlos António Lopes Pais e Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo identificar as características da Complexidade associadas à ação das lideranças escolares. Foi utilizado o quadro teórico da Teoria da Complexidade que é caracterizado por uma visão sistémica, pela noção de que existem fortes ligações e interdependências entre elementos, em que os resultados constituem novos pontos de partida e cada sistema constitui uma parte de outro sistema mais vasto. A Complexidade ajuda a compreender que, embora as relações entre os elementos possam ser simples, através de processos iterativos, algo novo e extremamente complexo pode emergir num curto período de tempo dando origem à imprevisibilidade e turbulência. Um destes momentos, que ocorreu como resultado do encerramento das escolas em 16 de março de 2020 como medida preventiva para a pandemia de Covid-19, foi selecionado como o foco para explorar as perceções dos líderes escolares. Na época, as escolas continuaram o seu trabalho educativo com os meios ao seu alcance e enfrentaram grandes desafios. Este período merece uma reflexão e análise aprofundadas. O processo de investigação seguiu o paradigma qualitativo assente no estudo de casos. Foram realizadas entrevistas a líderes escolares (diretores de agrupamento de escolas e coordenadores de diretores de turma) de quatro agrupamentos de escolas de concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões. Os resultados mostram que as características da Complexidade estão presentes no processo estudado o que se considera demonstrar a validade da matriz interpretativa da Teoria da Complexidade. A partir dos relatos obtidos, esta investigação permitiu realizar a descrição do que aconteceu durante este período construindo, assim, um registo do processo, dinâmicas e constrangimentos encontrados.; The main purpose of this research is to identify the complexity´s features associated with the actions of school leaders. Complexity theory was used as a theoretical framework, which is characterized by a systemic view, by the idea that strong connections and interdependencies between elements do exist, where results become new starting points and each system is part of a wider system. Complexity helps to understand that, although relationships between elements can be simple, through iterative processes something new and extremely complex can emerge in a short period of time, giving rise to unpredictability and turbulence. One of these moments, happened when schools had to close, on 16th March 2020, as a preventive measure for the Covid-19 pandemic, that moment was selected as the focus to explore the perceptions of school leaders. During this period of time schools continued their educative work with the means available and faced great challenges. This period deserves an in-depth reflection and analysis. This research followed a qualitative framework based on case studies. School leaders (headmasters of schools, class director coordinators) of four schools in Viseu Dão-Lafões’ Intermunicipal Community were interviewed. The results show that the characteristics of complexity are present in the studied process, which is considered to demonstrate the validity of Complexity Theory as an interpretative framework. Based on the collected reports from the interviews, this investigation allowed us to describe what happened during this period, thus building a record of the process, dynamics and constraints found.



Autor:
Silva, Carlos António Lopes Pais e



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