RSS IP Beja Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID
Authors: Bugalho, Pedro Nuno da Costa
Abstract: A presente dissertação pretende evidenciar a importância das atividades lúdicas em crianças que apresentem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Ao longo deste documento vão ser apresentadas vários pontos de vista de autores sobre esta temática.
Este trabalho de investigação vem salientar a importância das atividades lúdicas com a finalidade de promover um desenvolvimento pessoal com qualidade de vida e que sirva de resposta às necessidades destas crianças.
O brincar apresenta-se como uma alternativa que melhora aspetos fundamentais tais como: saúde, autoestima, capacidade de adaptação ao meio e pensamento crítico, sendo esta uma atividade fundamental e necessária nos dias de hoje.
De seguida será apresentado um estudo empírico ao qual serão apresentadas as metodologias para investigar o tema das atividades lúdicas de acordo com as perceções do público-alvo em estudo. A partir desta investigação pretendemos compreender os diferentes pontos de vista dos professores/as e Educadores/as sobre o tema em estudo.
Os principais resultados do nosso estudo apontam para alguns pontos em comum entre os professores/as e Educadoras/as de infância relativamente à importância das atividades lúdicas e sobre o fato do brincar ser um direito importante na vida das crianças com DID ou sem DID. Tanto para os professores como para os Educadores de infância o brincar é uma ferramenta essencial para a socialização e saúde mental da criança.​



Info Adicional:
Title: Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID Authors: Bugalho, Pedro Nuno da Costa Abstract: A presente dissertação pretende evidenciar a importância das atividades lúdicas em crianças que apresentem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Ao longo deste documento vão ser apresentadas vários pontos de vista de autores sobre esta temática. Este trabalho de investigação vem salientar a importância das atividades lúdicas com a finalidade de promover um desenvolvimento pessoal com qualidade de vida e que sirva de resposta às necessidades destas crianças. O brincar apresenta-se como uma alternativa que melhora aspetos fundamentais tais como: saúde, autoestima, capacidade de adaptação ao meio e pensamento crítico, sendo esta uma atividade fundamental e necessária nos dias de hoje. De seguida será apresentado um estudo empírico ao qual serão apresentadas as metodologias para investigar o tema das atividades lúdicas de acordo com as perceções do público-alvo em estudo. A partir desta investigação pretendemos compreender os diferentes pontos de vista dos professores/as e Educadores/as sobre o tema em estudo. Os principais resultados do nosso estudo apontam para alguns pontos em comum entre os professores/as e Educadoras/as de infância relativamente à importância das atividades lúdicas e sobre o fato do brincar ser um direito importante na vida das crianças com DID ou sem DID. Tanto para os professores como para os Educadores de infância o brincar é uma ferramenta essencial para a socialização e saúde mental da criança.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo