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O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa tem como principal missão, o controlo de todos os passageiros que entram e saem de Espaço Schengen. É esta uma missão primordial, em termos de segurança interna do Território Nacional (TN) e do Espaço Schengen. Ora os Inspetores do SEF que procedem a este controlo estão sujeitos a uma enorme pressão interna (inerente ao desempenho das funções policiais) e externa (em virtude dos interesses económicos). Através de análise documental e revisão bibliográfica, procurámos perceber a organização, competências e valências do SEF e avaliámos as causas e consequências do Stress e do Burnout. Aplicámos aos Inspetores do SEF colocados no Aeroporto de Lisboa um inquérito com três questionários (sociodemográfico, Stress em Profissionais de Segurança (QSPS) e Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) neste caso traduzido e adaptado), que permitiu apurar os níveis médios de Stress e de Burnout, bem como comparámos estatisticamente estes níveis considerando as variáveis sociodemográficas género e anos de serviço no PF001 (no máximo dois anos e mais de dois anos). Concluímos com este estudo que os níveis médios de Stress e de Burnout apresentam valores abaixo dos sugeridos, pelos autores dos questionários, como indicadores de problemas nestes domínios. Verificámos que as diferenças identificadas na amostra para os níveis de Stress, por género, não são no entanto, estatisticamente significativas. Apurámos também existirem alguns indicadores que influenciam o nível médio de Burnout nos Inspetores do SEF, com maior intensidade no grupo de Inspetores com mais de dois anos de serviço. Na comparação por anos de serviço no nível médio de Burnout, considerando a amostra global, verificámos que existe uma diferença estatisticamente significativa. Da modelação com equações estruturais, com base nos dados obtidos com o questionário relativo ao Burnout, concluímos que o constructo latente exaustão emocional tem efeitos diretos positivos e estaticamente significativos nos constructos fadiga cognitiva e fadiga física, bem como um efeito indireto neste último através do constructo mediador fadiga cognitiva.
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O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa tem como principal missão, o controlo de todos os passageiros que entram e saem de Espaço Schengen. É esta uma missão primordial, em termos de segurança interna do Território Nacional (TN) e do Espaço Schengen. Ora os Inspetores do SEF que procedem a este controlo estão sujeitos a uma enorme pressão interna (inerente ao desempenho das funções policiais) e externa (em virtude dos interesses económicos). Através de análise documental e revisão bibliográfica, procurámos perceber a organização, competências e valências do SEF e avaliámos as causas e consequências do Stress e do Burnout. Aplicámos aos Inspetores do SEF colocados no Aeroporto de Lisboa um inquérito com três questionários (sociodemográfico, Stress em Profissionais de Segurança (QSPS) e Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) neste caso traduzido e adaptado), que permitiu apurar os níveis médios de Stress e de Burnout, bem como comparámos estatisticamente estes níveis considerando as variáveis sociodemográficas género e anos de serviço no PF001 (no máximo dois anos e mais de dois anos). Concluímos com este estudo que os níveis médios de Stress e de Burnout apresentam valores abaixo dos sugeridos, pelos autores dos questionários, como indicadores de problemas nestes domínios. Verificámos que as diferenças identificadas na amostra para os níveis de Stress, por género, não são no entanto, estatisticamente significativas. Apurámos também existirem alguns indicadores que influenciam o nível médio de Burnout nos Inspetores do SEF, com maior intensidade no grupo de Inspetores com mais de dois anos de serviço. Na comparação por anos de serviço no nível médio de Burnout, considerando a amostra global, verificámos que existe uma diferença estatisticamente significativa. Da modelação com equações estruturais, com base nos dados obtidos com o questionário relativo ao Burnout, concluímos que o constructo latente exaustão emocional tem efeitos diretos positivos e estaticamente significativos nos constructos fadiga cognitiva e fadiga física, bem como um efeito indireto neste último através do constructo mediador fadiga cognitiva.
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