RSS IP Beja Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

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Breve resumo:
Title: Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Marquilhas, Patricia Isabel Martins
Abstract: O presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra
desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré-escolar e outra
com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este relatório pretende enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a
conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação
pedagógica, na Associação Escola Aberta e no Agrupamento de Escolas N.º1 de Beja.
Durante a implementação das atividades, os educandos tiveram a oportunidade de
construírem as suas próprias aprendizagens no decorrer das situações experimentais
vivenciadas, utilizando diversos materiais.
Para a realização do mesmo, foram aplicadas diferentes técnicas, instrumentos e
procedimentos de recolha e tratamento de dados, tais como: observação participante,
entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma, as
grelhas de registo das aprendizagens observadas, as conversas informais, os registos de
campo e diário de bordo e, o registo fotográfico.
A análise dos resultados obtidos permitiu visualizar as alterações dos alunos sobre as
conceções de alguns aspetos das atividades experimentais, demonstrando assim que as
atividades experimentais trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.​



Info Adicional:
Title: Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico Authors: Marquilhas, Patricia Isabel Martins Abstract: O presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré-escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, na Associação Escola Aberta e no Agrupamento de Escolas N.º1 de Beja. Durante a implementação das atividades, os educandos tiveram a oportunidade de construírem as suas próprias aprendizagens no decorrer das situações experimentais vivenciadas, utilizando diversos materiais. Para a realização do mesmo, foram aplicadas diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, tais como: observação participante, entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma, as grelhas de registo das aprendizagens observadas, as conversas informais, os registos de campo e diário de bordo e, o registo fotográfico. A análise dos resultados obtidos permitiu visualizar as alterações dos alunos sobre as conceções de alguns aspetos das atividades experimentais, demonstrando assim que as atividades experimentais trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.



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