RSS ISCTE Associações, democracia e utopias reais: o caso das associações de cultura, recreio e desporto

  • Criador do tópico Repositório do ISCTE-IUL
  • Start date
R

Repositório do ISCTE-IUL

Guest
Breve resumo:
Title: Associações, democracia e utopias reais: o caso das associações de cultura, recreio e desporto
Authors: Pratas, Sérgio Manuel
Abstract: A presente pesquisa prossegue dois objetivos principais: caracterizar as associações de cultura, recreio e desporto, em Portugal; e compreender em que medida este tipo associativo funciona como "escola de cidadania" e como "escola de democracia".
Para tal, foi adotada uma estratégia metodológica mista - combinando metodologias quantitativas e qualitativas. Com vista à caracterização deste tipo associativo recorreu-se a dados secundários e também à realização de entrevistas semi-diretivas a dirigentes de estruturas regionais e nacionais. Para avaliar os efeitos democráticos optou-se por realizar um estudo de caso - reportado às associações do Concelho de Loures.
Concluiu-se que o caminho da democracia portuguesa não pode ser dissociado da realidade (e da história) das associações de cultura, recreio e desporto; e vice-versa. Concluiu-se, também, que estas associações constituem a maior "família" associativa, em Portugal (46% do total das entidades sem fins lucrativos); e possuem uma atividade impactante na vida social, integrando redes que influenciam as sociabilidades e a organização social, cultural, política e económica dos concelhos.
Apesar de não o assumirem como propósito, as associações de cultura, recreio e desporto do Concelho de Loures promovem o desenvolvimento de capacidades democráticas em relação a um número significativo de indivíduos (os dirigentes voluntários) - afirmando-se como "escolas de cidadania". Para além disso, funcionam de forma democrática - com uma democracia interna consolidada; embora com margem de melhoria, sobretudo em três áreas: a influência (ou peso) da assembleia geral no governo da associação; a participação dos associados; e o envolvimento de mulheres e jovens nos corpos sociais.; The present essay aims for two main goals: characterizing cultural, recreational, and sports associations in Portugal; and understanding to what extent these types of associations work as a "school of citizenship" and as a "school of democracy".
In order to achieve these goals, it was adopted a combination of quantitative and qualitative methodologies. The purposed characterization was achieved by resourcing to secondary data sets and semi-structured interviews to associative leaders in regional and national structures. In order to evaluate democratic effects, a case study related to associations in the Municipality of Loures was conducted.
It was concluded that the path of Portuguese democracy cannot be dissociated with the reality (and history) of cultural, recreational, and sports associations, and vice-versa. It was also concluded that these associations constitute the largest associative "family" in Portugal (46% of the total non-profit entities); and represent an impacting activity in social life by integrating networks that influence the social, cultural, political, and economic organization of the municipalities.
Although they do not assume as their purpose, the cultural, recreational, and sports associations in the Municipality of Loures promote the development of democratic capacities in relation to a significant number of individuals (the voluntary leaders) - asserting themselves as schools of citizenship. In addition, they operate democratically - with a consolidated internal democracy; although with room for improvement, specifically in three areas: the influence (or weight) of the general assembly in governing the association; the participation of members; and the involvement of women and youth on the social bodies.​



Info Adicional:
Title: Associações, democracia e utopias reais: o caso das associações de cultura, recreio e desporto Authors: Pratas, Sérgio Manuel Abstract: A presente pesquisa prossegue dois objetivos principais: caracterizar as associações de cultura, recreio e desporto, em Portugal; e compreender em que medida este tipo associativo funciona como "escola de cidadania" e como "escola de democracia". Para tal, foi adotada uma estratégia metodológica mista - combinando metodologias quantitativas e qualitativas. Com vista à caracterização deste tipo associativo recorreu-se a dados secundários e também à realização de entrevistas semi-diretivas a dirigentes de estruturas regionais e nacionais. Para avaliar os efeitos democráticos optou-se por realizar um estudo de caso - reportado às associações do Concelho de Loures. Concluiu-se que o caminho da democracia portuguesa não pode ser dissociado da realidade (e da história) das associações de cultura, recreio e desporto; e vice-versa. Concluiu-se, também, que estas associações constituem a maior "família" associativa, em Portugal (46% do total das entidades sem fins lucrativos); e possuem uma atividade impactante na vida social, integrando redes que influenciam as sociabilidades e a organização social, cultural, política e económica dos concelhos. Apesar de não o assumirem como propósito, as associações de cultura, recreio e desporto do Concelho de Loures promovem o desenvolvimento de capacidades democráticas em relação a um número significativo de indivíduos (os dirigentes voluntários) - afirmando-se como "escolas de cidadania". Para além disso, funcionam de forma democrática - com uma democracia interna consolidada; embora com margem de melhoria, sobretudo em três áreas: a influência (ou peso) da assembleia geral no governo da associação; a participação dos associados; e o envolvimento de mulheres e jovens nos corpos sociais.; The present essay aims for two main goals: characterizing cultural, recreational, and sports associations in Portugal; and understanding to what extent these types of associations work as a "school of citizenship" and as a "school of democracy". In order to achieve these goals, it was adopted a combination of quantitative and qualitative methodologies. The purposed characterization was achieved by resourcing to secondary data sets and semi-structured interviews to associative leaders in regional and national structures. In order to evaluate democratic effects, a case study related to associations in the Municipality of Loures was conducted. It was concluded that the path of Portuguese democracy cannot be dissociated with the reality (and history) of cultural, recreational, and sports associations, and vice-versa. It was also concluded that these associations constitute the largest associative "family" in Portugal (46% of the total non-profit entities); and represent an impacting activity in social life by integrating networks that influence the social, cultural, political, and economic organization of the municipalities. Although they do not assume as their purpose, the cultural, recreational, and sports associations in the Municipality of Loures promote the development of democratic capacities in relation to a significant number of individuals (the voluntary leaders) - asserting themselves as schools of citizenship. In addition, they operate democratically - with a consolidated internal democracy; although with room for improvement, specifically in three areas: the influence (or weight) of the general assembly in governing the association; the participation of members; and the involvement of women and youth on the social bodies.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo