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O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.
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O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.
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