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Em diversos setores, há uma grande quantidade de dados recolhidos e armazenados, mas que não são analisados. A área da saúde não é distinta e, pela importância que tem junto da população, esta situação não é desejável. Os dados podem fornecer informações históricas ou tendências que poderão ajudar a melhorar o desempenho das organizações no futuro. Para contornar as dificuldades referidas, a mineração de processos (Process Mining) possibilita a extração de conhecimento a partir de dados gerados e armazenados nos sistemas de informação. Assim, este trabalho pretende mostrar os benefícios da utilização do Process Mining na melhoria de processos de saúde, neste caso aplicada a dados de um serviço de urgências. O trabalho iniciou-se por uma fase de pesquisa e exploração, na qual os algoritmos e ferramentas de Process Mining foram investigados, analisados e comparados. Nesta fase, as ferramentas de Process Mining, PM4Py, ProM e Disco, foram testadas, bem como os algoritmos disponíveis Alpha Miner, Directly-Follows Graphs, Fuzzy Miner, Heuristic Miner e Inductive Miner, em cenários com dados que apresentavam desafios reais. Destes testes resultaram comparações e conclusões que foram apresentadas de forma compreensível e intuitiva. Esta fase foi de extrema importância, pois permitiu obter um conhecimento prático necessário para que a posterior aplicação das técnicas fosse o mais eficiente possível. O caso de estudo final permitiu perceber o real potencial das contribuições que o Process Mining pode dar a uma área de tão relevante interesse geral. Com resultados muito positivos, chegou-se a um modelo que permitiu a análise do real funcionamento de um serviço de urgências. Este modelo foi examinado ao pormenor e, posteriormente, foi verificada a conformidade de acordo com o modelo previsto. Esta comparação possibilitou retirar conclusões em relação à gestão do processo, assim como dos seus recursos. Estas informações são extremamente úteis para que os profissionais de cada unidade possam agir sobre as ineficiências existentes e melhorar um serviço com tanta importância para a população.
Info Adicional:
Em diversos setores, há uma grande quantidade de dados recolhidos e armazenados, mas que não são analisados. A área da saúde não é distinta e, pela importância que tem junto da população, esta situação não é desejável. Os dados podem fornecer informações históricas ou tendências que poderão ajudar a melhorar o desempenho das organizações no futuro. Para contornar as dificuldades referidas, a mineração de processos (Process Mining) possibilita a extração de conhecimento a partir de dados gerados e armazenados nos sistemas de informação. Assim, este trabalho pretende mostrar os benefícios da utilização do Process Mining na melhoria de processos de saúde, neste caso aplicada a dados de um serviço de urgências. O trabalho iniciou-se por uma fase de pesquisa e exploração, na qual os algoritmos e ferramentas de Process Mining foram investigados, analisados e comparados. Nesta fase, as ferramentas de Process Mining, PM4Py, ProM e Disco, foram testadas, bem como os algoritmos disponíveis Alpha Miner, Directly-Follows Graphs, Fuzzy Miner, Heuristic Miner e Inductive Miner, em cenários com dados que apresentavam desafios reais. Destes testes resultaram comparações e conclusões que foram apresentadas de forma compreensível e intuitiva. Esta fase foi de extrema importância, pois permitiu obter um conhecimento prático necessário para que a posterior aplicação das técnicas fosse o mais eficiente possível. O caso de estudo final permitiu perceber o real potencial das contribuições que o Process Mining pode dar a uma área de tão relevante interesse geral. Com resultados muito positivos, chegou-se a um modelo que permitiu a análise do real funcionamento de um serviço de urgências. Este modelo foi examinado ao pormenor e, posteriormente, foi verificada a conformidade de acordo com o modelo previsto. Esta comparação possibilitou retirar conclusões em relação à gestão do processo, assim como dos seus recursos. Estas informações são extremamente úteis para que os profissionais de cada unidade possam agir sobre as ineficiências existentes e melhorar um serviço com tanta importância para a população.
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