RSS Cientifico geral Adolescentes, hábitos de leitura, autoestima e satisfação com a vida

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Breve resumo:
A leitura é uma atividade fundamental para a realização do indivíduo e para o desenvolvimento de qualquer sociedade; é um processo que permite a aquisição de conhecimentos, o incremento do espírito crítico, o enriquecimento do vocabulário, a melhoria da escrita, entre outros, proporcionando abertura para o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Neste sentido, a presente investigação, realizada a partir de uma amostra de 249 adolescentes açorianos do 7.º e 9.º ano de escolaridade, residentes nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Flores e com idades entre os 11 e os 19 anos, procura: (I) caracterizar os hábitos de leitura dos adolescentes, averiguando se estes são fruto da própria vontade/iniciativa; (II) conhecer as práticas de leitura dos adolescentes nos diferentes contextos (família, escola e comunidade); (III) conhecer os tipos, as preferências e as formas de leitura dos adolescentes; e (IV) verificar a existência das relações entre os hábitos de leitura dos adolescentes e os níveis de autoestima e de satisfação com a vida. Na presente investigação, quantitativa e exploratória, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, sendo elaborado para o efeito o “Questionário sobre Hábitos de Leitura dos Adolescentes (QHLA)”, a Escala de medição de Autoestima de Rosenberg (na versão portuguesa de Seco, 1991) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) na versão portuguesa de Simões (1992). O QHLA foi aplicado em contexto escolar e online, recorrendo-se ao aplicativo Google Forms. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os adolescentes exibem perspetivas positivas em relação à leitura, reconhecendo a sua importância a nível pessoal, interpessoal e académico. As preferências dos géneros literários e temas diferem em relação ao género e ao ano de escolaridade. A mãe foi/é um agente motivador na criação de hábitos de leitura. As novas tecnologias têm um papel importante nos tipos de suporte de leitura utilizados (e.g., smartphone e as redes sociais). A leitura é para os adolescentes um meio para a aprendizagem, para a aquisição de conhecimento, para os bons resultados académicos e para o exercício de uma cidadania ativa e consciente. Conclui-se também que os adolescentes que possuem uma relação afetiva positiva com a leitura demonstram uma maior autoestima e uma maior satisfação com a vida.​



Info Adicional:
A leitura é uma atividade fundamental para a realização do indivíduo e para o desenvolvimento de qualquer sociedade; é um processo que permite a aquisição de conhecimentos, o incremento do espírito crítico, o enriquecimento do vocabulário, a melhoria da escrita, entre outros, proporcionando abertura para o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Neste sentido, a presente investigação, realizada a partir de uma amostra de 249 adolescentes açorianos do 7.º e 9.º ano de escolaridade, residentes nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Flores e com idades entre os 11 e os 19 anos, procura: (I) caracterizar os hábitos de leitura dos adolescentes, averiguando se estes são fruto da própria vontade/iniciativa; (II) conhecer as práticas de leitura dos adolescentes nos diferentes contextos (família, escola e comunidade); (III) conhecer os tipos, as preferências e as formas de leitura dos adolescentes; e (IV) verificar a existência das relações entre os hábitos de leitura dos adolescentes e os níveis de autoestima e de satisfação com a vida. Na presente investigação, quantitativa e exploratória, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, sendo elaborado para o efeito o “Questionário sobre Hábitos de Leitura dos Adolescentes (QHLA)”, a Escala de medição de Autoestima de Rosenberg (na versão portuguesa de Seco, 1991) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) na versão portuguesa de Simões (1992). O QHLA foi aplicado em contexto escolar e online, recorrendo-se ao aplicativo Google Forms. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os adolescentes exibem perspetivas positivas em relação à leitura, reconhecendo a sua importância a nível pessoal, interpessoal e académico. As preferências dos géneros literários e temas diferem em relação ao género e ao ano de escolaridade. A mãe foi/é um agente motivador na criação de hábitos de leitura. As novas tecnologias têm um papel importante nos tipos de suporte de leitura utilizados (e.g., smartphone e as redes sociais). A leitura é para os adolescentes um meio para a aprendizagem, para a aquisição de conhecimento, para os bons resultados académicos e para o exercício de uma cidadania ativa e consciente. Conclui-se também que os adolescentes que possuem uma relação afetiva positiva com a leitura demonstram uma maior autoestima e uma maior satisfação com a vida.



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