RSS IP Beja A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos

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Breve resumo:
Title: A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos
Authors: Assumpção, Polyana Garcia da
Abstract: Atualmente o Planeta enfrenta uma crise ambiental que é resultado da constante exploração dos recursos e produção de bens materiais, fortalecendo o ciclo do consumo gerador de resíduos. A problemática faz-se sentir tanto ao nível das alterações climáticas como pelo aumento da adesão aos movimentos ativistas contra o consumo excessivo. Medidas são estabelecidas em países de todo o mundo numa tentativa de travar a crise ambiental, sendo conferida grande importancia à educação para a alertar os cidadãos de amanhã sobre o ambiente.
O presente documento visa ilustrar o modo como a educação pode trabalhar a problemática de forma a responder à questão problema, que analisa a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartáveis como recurso pedagógico através da reutilização. Embora seja notório o trabalho desenvolvido no ambiente escolar, a sensibilização das famílias mostra-se insuficiente, pelo que a coscientização para práticas sustentáveis é uma das linhas orientadoras desta investigação. Desta forma, foi desenvolvida uma ação que proporcionasse o entusiasmo e a motivação face a atividades pró ambiente, possibilitando uma intervenção reflexiva com vista a despertar o pensamento crítico e sustentável.​



Info Adicional:
Title: A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos Authors: Assumpção, Polyana Garcia da Abstract: Atualmente o Planeta enfrenta uma crise ambiental que é resultado da constante exploração dos recursos e produção de bens materiais, fortalecendo o ciclo do consumo gerador de resíduos. A problemática faz-se sentir tanto ao nível das alterações climáticas como pelo aumento da adesão aos movimentos ativistas contra o consumo excessivo. Medidas são estabelecidas em países de todo o mundo numa tentativa de travar a crise ambiental, sendo conferida grande importancia à educação para a alertar os cidadãos de amanhã sobre o ambiente. O presente documento visa ilustrar o modo como a educação pode trabalhar a problemática de forma a responder à questão problema, que analisa a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartáveis como recurso pedagógico através da reutilização. Embora seja notório o trabalho desenvolvido no ambiente escolar, a sensibilização das famílias mostra-se insuficiente, pelo que a coscientização para práticas sustentáveis é uma das linhas orientadoras desta investigação. Desta forma, foi desenvolvida uma ação que proporcionasse o entusiasmo e a motivação face a atividades pró ambiente, possibilitando uma intervenção reflexiva com vista a despertar o pensamento crítico e sustentável.



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