RSS Cientifico geral A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising

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Breve resumo:
Partindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.​



Info Adicional:
Partindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.



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