A Perceção do Valor Gerado pela Marca Renova

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
Nos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são motivados para se auto-identificarem como uma marca. Sendo as marcas o principal capital de uma organização, pode dizer-se, que surgem como fator diferenciador para os consumidores. Neste contexto as marcas têm vindo a ser estudadas por diferentes autores (Keller, 2003; Clifton e Simmons, 2010; Kapferer, 2000; Olins, 2003; Kotler, 2003; Keller, 1993). Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas. Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity emerge no contexto organizacional, refletindo o conjunto de atributos que contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as organizações se possam diferenciar da concorrência. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo elaborar uma análise sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas. Foi aplicado um questionário que permitiu aferir que cerca de setenta por cento dos consumidores considera a marca RENOVA como detentora de notoriedade, de qualidade e de inovação.​



Info Adicional:
Nos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são motivados para se auto-identificarem como uma marca. Sendo as marcas o principal capital de uma organização, pode dizer-se, que surgem como fator diferenciador para os consumidores. Neste contexto as marcas têm vindo a ser estudadas por diferentes autores (Keller, 2003; Clifton e Simmons, 2010; Kapferer, 2000; Olins, 2003; Kotler, 2003; Keller, 1993). Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas. Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity emerge no contexto organizacional, refletindo o conjunto de atributos que contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as organizações se possam diferenciar da concorrência. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo elaborar uma análise sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas. Foi aplicado um questionário que permitiu aferir que cerca de setenta por cento dos consumidores considera a marca RENOVA como detentora de notoriedade, de qualidade e de inovação.



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