RSS IP Beja A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde

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Breve resumo:
Title: A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
Authors: Brito, Vera Lúcia Tavares de
Abstract: Com a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura.
A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo.
Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula.
O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.​



Info Adicional:
Title: A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde Authors: Brito, Vera Lúcia Tavares de Abstract: Com a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.



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