RSS IP Beja A Importância dos medicamentos para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos institucionalizados

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: A Importância dos medicamentos para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos institucionalizados
Authors: Alves, Mariana do Côrro
Abstract: Nos dias de hoje vivemos num mundo em que o fenómeno do envelhecimento aumenta a um ritmo muito elevado, por esse motivo é necessário entendermos várias questões relacionadas com o envelhecimento da população e com as suas necessidades.
Neste estudo serão abordados vários temas referentes ao envelhecimento, nomeadamente pretende-se compreender qual a importância da medicação para a qualidade de vida dos idosos.
Nos lares a gestão medicamentosa é realizada de uma forma totalmente diferente da realidade que os idosos que vivem nas suas casas, onde ocorrem esquecimentos da toma da medicação ou a ingestão da mesma a mais, entre outros, porém não deixa de ter os seus riscos. Numa Instituição existem diversos fatores que necessitam de observação, tais como o armazenamento dos medicamentos, quais os profissionais que estão aptos para essa função e verificar a reção dos idosos relativamente ao consumo das substâncias medicamentosas.
Com o estudo realizado podemos observar que no geral a literacia dos idosos acerca da medicação que ingerem é bastante precária e levanta diversas questões pertinentes para a nossa sociedade. Os nossos idosos não têm conhecimento sobre o tipo de medicação que tomam ou para que serve a mesma, muitos deles não sabem o que são as Reações Adversas a Medicamentos (RAM’s) nem como identificá-las.
Os profissionais que realizam a gestão medicamentosa não têm, na maior parte das vezes, formações sobre a área em questão, o que pode levantar vários problemas e pôr em causa a saúde dos idosos Institucionalizados.
Contudo, iremos observar através do questionário aplicado que os idosos se sentem satisfeitos em relação a terem de tomar medicação e salientam que esta é bastante importante para as suas vidas.​



Info Adicional:
Title: A Importância dos medicamentos para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos institucionalizados Authors: Alves, Mariana do Côrro Abstract: Nos dias de hoje vivemos num mundo em que o fenómeno do envelhecimento aumenta a um ritmo muito elevado, por esse motivo é necessário entendermos várias questões relacionadas com o envelhecimento da população e com as suas necessidades. Neste estudo serão abordados vários temas referentes ao envelhecimento, nomeadamente pretende-se compreender qual a importância da medicação para a qualidade de vida dos idosos. Nos lares a gestão medicamentosa é realizada de uma forma totalmente diferente da realidade que os idosos que vivem nas suas casas, onde ocorrem esquecimentos da toma da medicação ou a ingestão da mesma a mais, entre outros, porém não deixa de ter os seus riscos. Numa Instituição existem diversos fatores que necessitam de observação, tais como o armazenamento dos medicamentos, quais os profissionais que estão aptos para essa função e verificar a reção dos idosos relativamente ao consumo das substâncias medicamentosas. Com o estudo realizado podemos observar que no geral a literacia dos idosos acerca da medicação que ingerem é bastante precária e levanta diversas questões pertinentes para a nossa sociedade. Os nossos idosos não têm conhecimento sobre o tipo de medicação que tomam ou para que serve a mesma, muitos deles não sabem o que são as Reações Adversas a Medicamentos (RAM’s) nem como identificá-las. Os profissionais que realizam a gestão medicamentosa não têm, na maior parte das vezes, formações sobre a área em questão, o que pode levantar vários problemas e pôr em causa a saúde dos idosos Institucionalizados. Contudo, iremos observar através do questionário aplicado que os idosos se sentem satisfeitos em relação a terem de tomar medicação e salientam que esta é bastante importante para as suas vidas.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo