RSS IP Beja A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
Authors: Sanches, Silvia Caetano
Abstract: O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional II do Pré-Escolar e da Prática Profissional III do 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral deste estudo foi promover a leitura de histórias e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
A Literatura Infantil é crucial para a formação de qualquer criança, ouvir histórias desencadeia o imaginário infantil, estimula o intelecto, formula hipóteses e desenvolve o potencial e as habilidades da mesma.
De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros.
Mediante o uso de alguns instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura.​



Info Adicional:
Title: A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral Authors: Sanches, Silvia Caetano Abstract: O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional II do Pré-Escolar e da Prática Profissional III do 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral deste estudo foi promover a leitura de histórias e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral. A Literatura Infantil é crucial para a formação de qualquer criança, ouvir histórias desencadeia o imaginário infantil, estimula o intelecto, formula hipóteses e desenvolve o potencial e as habilidades da mesma. De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros. Mediante o uso de alguns instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo