R
RCAAP Rss Feeder
Guest
Breve resumo:
Info Adicional:
Autor:
Clica para continuares a ler...
O presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.
Info Adicional:
O presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.
Autor:
Clica para continuares a ler...