A eficácia do crew resource management nas tripulações da Força Aérea

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RCAAP Rss Feeder

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Breve resumo:
Esta investigação tem como objetivo avaliar a eficácia do modelo de CRM existente na Força Aérea, através da análise das atitudes dos tripulantes, avaliadas por um instrumento de medida adaptado ao contexto aeronáutico militar. A amostra deste estudo consiste em 107 tripulantes de voo, desde pilotos e restantes tripulantes, alunos tirocinantes e operadores de UAVs, que correspondem a 22% da população-alvo (N=483). Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um inquérito por questionário. O instrumento de medida utilizado tem como base o Army Aviation Crewmember Questionnaire (AACQ), desenvolvido por Simon e Grubb (1995), posteriormente adaptado para o contexto da Força Aérea. O Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) foi o programa estatístico utilizado para o tratamento e análise dos dados recolhidos. Concluiu-se que o estágio de CRM não só é adequado à realidade da Força Aérea, como apresenta uma influência positiva nas atitudes dos tripulantes, reforçando assim a sua importância para a segurança de voo. Deste modo, a Força Aérea deve unir esforços para que todos os seus tripulantes frequentem este estágio e, de igual modo, proporcionar um refrescamento num determinado intervalo de tempo a definir. Concluiu-se também a inexistência de diferenças significativas entre as tripulações de voo dos diferentes tipos de aeronave, indo de encontro à crescente sensibilização e consciencialização do mundo aeronáutico para estas temáticas. Verificou-se ainda que os pilotos mais velhos encorajam a existência de um clima de cockpit mais aberto e dão mais importância à comunicação do seu estado psicológico e físico que os pilotos mais novos. Por último, aferiu-se que os Oficiais têm um maior reconhecimento das suas limitações humanas comparativamente aos Sargentos, na medida em que têm uma maior consciência dos fatores que podem afetar a sua performance. A principal contribuição desta dissertação foi a adaptação/criação de um questionário de atitudes para a sua possível inclusão nos estágios de CRM na Força Aérea.​



Info Adicional:
Esta investigação tem como objetivo avaliar a eficácia do modelo de CRM existente na Força Aérea, através da análise das atitudes dos tripulantes, avaliadas por um instrumento de medida adaptado ao contexto aeronáutico militar. A amostra deste estudo consiste em 107 tripulantes de voo, desde pilotos e restantes tripulantes, alunos tirocinantes e operadores de UAVs, que correspondem a 22% da população-alvo (N=483). Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um inquérito por questionário. O instrumento de medida utilizado tem como base o Army Aviation Crewmember Questionnaire (AACQ), desenvolvido por Simon e Grubb (1995), posteriormente adaptado para o contexto da Força Aérea. O Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) foi o programa estatístico utilizado para o tratamento e análise dos dados recolhidos. Concluiu-se que o estágio de CRM não só é adequado à realidade da Força Aérea, como apresenta uma influência positiva nas atitudes dos tripulantes, reforçando assim a sua importância para a segurança de voo. Deste modo, a Força Aérea deve unir esforços para que todos os seus tripulantes frequentem este estágio e, de igual modo, proporcionar um refrescamento num determinado intervalo de tempo a definir. Concluiu-se também a inexistência de diferenças significativas entre as tripulações de voo dos diferentes tipos de aeronave, indo de encontro à crescente sensibilização e consciencialização do mundo aeronáutico para estas temáticas. Verificou-se ainda que os pilotos mais velhos encorajam a existência de um clima de cockpit mais aberto e dão mais importância à comunicação do seu estado psicológico e físico que os pilotos mais novos. Por último, aferiu-se que os Oficiais têm um maior reconhecimento das suas limitações humanas comparativamente aos Sargentos, na medida em que têm uma maior consciência dos fatores que podem afetar a sua performance. A principal contribuição desta dissertação foi a adaptação/criação de um questionário de atitudes para a sua possível inclusão nos estágios de CRM na Força Aérea.



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