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Introdução: O Serviço de Biblioteca e Documentação (Biblioteca) da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (ULSLA) serve a comunidade de profissionais de saúde, a comunidade de utentes e a população em geral. Proporcionar o acesso à informação científica, promover o conhecimento e a investigação, responder às solicitações apresentadas à Biblioteca e desenvolver projetos de proximidade com os profissionais, utentes e população em geral são as principais valências. Objetivos: O bibliotecário da saúde ao investir no desenvolvimento de competências cada vez mais diversificadas deve estar preparado para não só utilizar novas ferramentas, como novos projetos, serviços e procedimentos, novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade. Método: Estabelecer ações de cooperação para o desenvolvimento de competências, novas ferramentas e novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade baseados na decisão para apoio aos profissionais de saúde. Promoção da literacia em saúde para vários públicos-alvo, promovendo o acesso à informação científica fidedigna e atual. Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde. Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local. Preservação da memória histórica de saúde da região. Resultados: Criação de informação direcionada para impulsionar a qualificação e a capacitação, através de livros, prospetos, pósteres, informação radiofónica, numa interação de proximidade com a Biblioteca. Discussão: Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são a Biblioteca Digital, para profissionais de saúde; a Biblioteca do Doente, numa ação direta com o doente internado através do serviço de empréstimo; os projetos de literacia em saúde para profissionais e população em geral; o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico. Conclusões: As ações da Biblioteca ULSLA surgiram da necessidade e do interesse em chegar mais perto dos profissionais de saúde e da população, estando em causa a gestão da saúde individual do utente e a capacidade de cuidar de si e do outro. Continuar a investir no acesso à informação de saúde visando a melhoria dos cuidados de saúde da população, numa articulação próxima com todos os intervenientes.
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Introdução: O Serviço de Biblioteca e Documentação (Biblioteca) da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (ULSLA) serve a comunidade de profissionais de saúde, a comunidade de utentes e a população em geral. Proporcionar o acesso à informação científica, promover o conhecimento e a investigação, responder às solicitações apresentadas à Biblioteca e desenvolver projetos de proximidade com os profissionais, utentes e população em geral são as principais valências. Objetivos: O bibliotecário da saúde ao investir no desenvolvimento de competências cada vez mais diversificadas deve estar preparado para não só utilizar novas ferramentas, como novos projetos, serviços e procedimentos, novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade. Método: Estabelecer ações de cooperação para o desenvolvimento de competências, novas ferramentas e novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade baseados na decisão para apoio aos profissionais de saúde. Promoção da literacia em saúde para vários públicos-alvo, promovendo o acesso à informação científica fidedigna e atual. Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde. Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local. Preservação da memória histórica de saúde da região. Resultados: Criação de informação direcionada para impulsionar a qualificação e a capacitação, através de livros, prospetos, pósteres, informação radiofónica, numa interação de proximidade com a Biblioteca. Discussão: Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são a Biblioteca Digital, para profissionais de saúde; a Biblioteca do Doente, numa ação direta com o doente internado através do serviço de empréstimo; os projetos de literacia em saúde para profissionais e população em geral; o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico. Conclusões: As ações da Biblioteca ULSLA surgiram da necessidade e do interesse em chegar mais perto dos profissionais de saúde e da população, estando em causa a gestão da saúde individual do utente e a capacidade de cuidar de si e do outro. Continuar a investir no acesso à informação de saúde visando a melhoria dos cuidados de saúde da população, numa articulação próxima com todos os intervenientes.
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