RSS IP Beja A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
Authors: Leisico, Carolina Piçarra
Abstract: Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja.
Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade.
Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.​



Info Adicional:
Title: A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais Authors: Leisico, Carolina Piçarra Abstract: Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo