RSS IP Beja “Cheguei e desmoronei os seus alicerces” - Estudo de caso múltiplo sobre o impacto de um filho com deficiência na família

I

IP Beja

Guest
Breve resumo:
Title: “Cheguei e desmoronei os seus alicerces” - Estudo de caso múltiplo sobre o impacto de um filho com deficiência na família
Authors: Pereira, João Henrique de Melo Telo da Silva
Abstract: Nenhum pai ou mãe se encontra preparado para receber a notícia de que o seu filho, idealizado como sendo perfeito, nasça com algum tipo de deficiência. O mundo parece desabar e muitas são as perguntas que aniquilam os pensamentos dos recém pais. Surgem as culpas e o medo.
Ter um filho com deficiência abala não só os sentimentos da família como também afeta a sua vida, a estrutura familiar e o seu quotidiano, pois estas têm de se adaptar às necessidades e problemas da criança e conciliar a vida íntima enquanto casal, uma que vez que os elevados níveis de stress e a pouca atenção dada ao parceiro(a) podem levar à rutura do casamento bem como não solidificar os laços com os outros filhos, que se podem sentir à margem dado a atenção poder dirigir-se toda para o irmão ou irmã, podendo desenvolver sentimentos negativos. (Duarte, 2010)
Cabe ao técnico que intervencionar com a família, neste caso o assistente social, conseguir fortalecer os pontos fortes e as capacidades bem como melhorar os pontos fracos, aumentando as hipóteses de ter um impacto positivo na família.
O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto de um filho deficiente na dinâmica familiar. A metodologia de investigação foi baseada no estudo de caso, recorrendo à entrevista semiestruturada e à análise de conteúdo. A população envolvida no estudo foram cinco famílias de pessoas com deficiência.
Neste estudo percebemos que o nascimento de um filho tem sempre impacto num sistema familiar, ao ser um filho com deficiência, o impacto é maior.
As famílias do estudo transmitem-nos que têm muita dificuldade em conciliar a vida laboral com a pessoal, por vezes leva a que tenham que abandonar o emprego, ou reduzir a carga horária levando a um grande corte no orçamento familiar. Sendo que a relação enquanto casal também pode ser afetada, Comos nos dizem as famílias do estudo: ou a união cresce para superar o momento ou o casal se afasta.​



Info Adicional:
Title: “Cheguei e desmoronei os seus alicerces” - Estudo de caso múltiplo sobre o impacto de um filho com deficiência na família Authors: Pereira, João Henrique de Melo Telo da Silva Abstract: Nenhum pai ou mãe se encontra preparado para receber a notícia de que o seu filho, idealizado como sendo perfeito, nasça com algum tipo de deficiência. O mundo parece desabar e muitas são as perguntas que aniquilam os pensamentos dos recém pais. Surgem as culpas e o medo. Ter um filho com deficiência abala não só os sentimentos da família como também afeta a sua vida, a estrutura familiar e o seu quotidiano, pois estas têm de se adaptar às necessidades e problemas da criança e conciliar a vida íntima enquanto casal, uma que vez que os elevados níveis de stress e a pouca atenção dada ao parceiro(a) podem levar à rutura do casamento bem como não solidificar os laços com os outros filhos, que se podem sentir à margem dado a atenção poder dirigir-se toda para o irmão ou irmã, podendo desenvolver sentimentos negativos. (Duarte, 2010) Cabe ao técnico que intervencionar com a família, neste caso o assistente social, conseguir fortalecer os pontos fortes e as capacidades bem como melhorar os pontos fracos, aumentando as hipóteses de ter um impacto positivo na família. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto de um filho deficiente na dinâmica familiar. A metodologia de investigação foi baseada no estudo de caso, recorrendo à entrevista semiestruturada e à análise de conteúdo. A população envolvida no estudo foram cinco famílias de pessoas com deficiência. Neste estudo percebemos que o nascimento de um filho tem sempre impacto num sistema familiar, ao ser um filho com deficiência, o impacto é maior. As famílias do estudo transmitem-nos que têm muita dificuldade em conciliar a vida laboral com a pessoal, por vezes leva a que tenham que abandonar o emprego, ou reduzir a carga horária levando a um grande corte no orçamento familiar. Sendo que a relação enquanto casal também pode ser afetada, Comos nos dizem as famílias do estudo: ou a união cresce para superar o momento ou o casal se afasta.



Autor:




Clica para continuares a ler...
 
Voltar
Topo